"Karma
Ativo, ou Karmabhava, é o Karma que estamos formando agora com os nossos
pensamentos, ações e nossa vida em geral, bem como o que nela há de bom ou de
mau. Isso produzirá o que vai ser o Karma Passivo da próxima vida, isto é, seu
ambiente e condições. Da mesma maneira, o Karma Ativo da existência passada
produziu o Karma Passivo desta vida.
Karma
Passivo, ou como é chamado tecnicamente, Upapattibhava, refere-se ao ambiente,
às condições e ao caráter com os quais nascemos: todas essas coisas que nos
dão, na vida, a impressão de que exercemos controle sobre elas, levando-nos a
cogitar porque temos tal ambiente e tais obstáculos ao nosso progresso. Há, no
Mahâbhârata, uma estranha passagem que merece consideração, embora, recordem
bem, não se trate de doutrina autorizada, mas de certas palavras ditas por
Bhishma a Yudhisthira, para explicar que o fruto de um ato aparecerá no período
correspondente da vida, na próxima existência. Pode haver, e provavelmente há,
muita verdade nessa declaração, e é muito possível que ações bastante sérias e
fortes tenham seu efeito da maneira assim exposta. É possível atribuir isso a
acontecimentos inquietantes e inesperados de nossa vida? É possível
contra-arrestar esses efeitos? Alguns entre nós andam sob uma nuvem durante
anos, quando, de repente, a nuvem sobe e as coisas parecem tomar novo caminho e
novo aspecto. Tudo pode ser atribuído a algum Karma passado e poderoso demais
para ser anulado enquanto não se esgote completamente."
(Irmão Atisha - A Doutrina do Karma - Ed. Pensamento, São Paulo - p. 26)