OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 10 de novembro de 2013

FIRMEZA NA FÉ E NA DEVOÇÃO

"Naturalmente, você pode dominar a doença e retardar a morte, como também evitar agitação e ansiedade, mediante tomar os remédios receitados e observar o regime aconselhado. Cante a glória do Senhor¹ quando aflito por sofrimento ou perturbação, pois é quando mais necessitado d'Ele você está. É quando estamos com febre que temos que ingerir os tabletes em intervalos menores ou em doses maiores. Os Pandavas² conheciam este segredo para o sucesso. Clamavam ao Senhor quando as circunstâncias conspiravam contra eles. Comumente os mortais começam se lamentando: 'Oh! Todo puja (adoração) foi inútil; todo culto que sinceramente ofereci, com todo empenho de meu coração, foi perdido.' Outros riem cinicamente diante do infortúnio dos devotos, e os arrastam para o deserto da descrença. Não dê ouvidos a tais homens maus. Firme suas raízes na fé. Nutra-as com arrependimento e oração. Somente aqueles que estão engajados no culto e na adoração, tendo somente a intenção de impressionar os outros, os abandonarão na hora em que a sorte mudar. Os demais aceitarão, com a equanimidade dos santos, o que quer que lhes venha. Para estes, a fortuna e o infortúnio, o bem e o mal não são mais que o verso e o reverso da medalha da Divina Graça.

A verdadeira marca de um Sai bhakta (devoto de Baba) é esta firmeza. Ele não se desvia deste caminho, seja por cinismo seja pela sedução da pompa luxuriosa. Ele põe em prática os ensinamentos espirituais e conhece o imensurável ganho que eles propiciam."

¹ Usando salmos, jaculatórias, dando-Lhe louvores.
² Pandavas - na epopéia, Mahabharata, os membros de uma mesma família travam uma guerra: os Kurus ou Kauravas constituíam as hostes do mal, da perversidade, da injustiça, do abominável; os Pandavas, seus primos, defendiam a Verdade e a Retidão. A batalha decisiva foi em Kurukshetra, na qual os Pandavas, sob a chefia de Arjuna, derrotaram os diabólicos Kurus.O príncipe Arjuna foi instruído por Krishna no campo de batalha. O diálogo deles - Krishna e Arjuna - é a Canção do Divino (Bhagavad Gita). (Ver VI:73; VIII:20; X:18.) 

(Sathya Sai Baba - O Caminho Interior - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 1989 - p. 209)


O EQUILÍBRIO NO CAMINHO ESPIRITUAL (PARTE FINAL)

"(...) Para entender o que significa o esforço correto no caminho espiritual é interessante ouvir o que Patañjali fala sobre a postura na meditação, ensinando o que vale também para a vida. Na segunda seção dos Yoga-Sutras temos: ‘46. A postura deve ser firme e relaxada. 47. Deve ser conquistada por meio de um estado de passividade alerta. 48. É aquele estado onde não há atração de opostos.’

Nos livros que comentam os sutras, essa atitude é ilustrada com a imagem da serpente Ananta, da mitologia hindu. Ananta é uma serpente gigante que vive nos espaço e sustenta a Terra em sua cabeça, mantendo-a em sua órbita. Naturalmente a Terra é muito pesada, mas a serpente consegue manter o equilíbrio perfeito, graças à sua postura de perfeita firmeza e relaxamento.

Da mesma forma, as pessoas que carregam grandes vasos na cabeça os mantêm equilibrados, num estado de alerta, firmeza e relaxamento. Se houver tensão e agitação, se a pessoa sentir essa ação como uma tortura, o vaso cai. Patañjali deixa claro que a postura no caminho espiritual deve ser essa. A prática espiritual cheia de tensão e ansiedade está fadada ao fracasso, pois o estresse é incompatível com a espiritualidade.

Porém devemos saber que o relaxamento sem firmeza também derruba o vaso. Isso acontece quando cedemos à preguiça e ao comodismo. O equilíbrio é o fio da navalha, que exige vigilância constante; as forças mecânicas da natureza humana fazem com que estejamos oscilando entre estados opostos de agitação e torpor. O equilíbrio se conquista com a plena atenção."

(Cristiane Szynwelski - O Caminho do Equilíbrio Perfeito - Revista Sophia, Ano 3, nº 10 - p. 30/32)


sábado, 9 de novembro de 2013

FILHOS PERDIDOS

"GENEROSO, CONTÍNUA e sonoramente, o regato oferecia água puríssima, gostosa, geladinha...

Para quê? 

Eles bebericavam refrigerantes e se embotavam com sofisticados drinques que coloridos anúncios apregoavam. 

O ar cheiroso, doação dos bosques de pinheiros, estava à disposição! 

Vãmente! 

Ávida, tensa e estupidamente fumavam refinadas marcas que a propaganda insistentemente impinge. 

Pássaros gorjeando, o regato cantando, a brisa arpejando no arvoredo, cigarras tinindo...

 Para quem?

Atordoados, curtiam excessivos decibéis agressivos, e, inconscientes, se consumiam no embalo de sucessos rítmicos que suspeitas ‘paradas’ impõem. 

O sol, as sombras, as águas, o ar, as energias, toda a Vida ali, nas pedras, nas folhas, nos animais, na brisa.... 

Inutilmente! 

Estavam eles ausentes, alienados, arrastados em desgraçadas viagens alucinantes, nos rumos imprevisíveis da fascinação química e trágica. 

À tardinha, tensos, dopados, agitados, frustrados, cansados, intoxicados, eles se foram... 

A Natureza ficou chorando a perda de seus ‘filhos’, que a ‘civilização’ robotizara. 

Insanos, dementes, eles voltaram para a aridez do asfalto, a elogiar a curtição da paz campestre.

Coitados!" 

(Hermógenes - viver em Deus - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 4ª edição - p. 122/123
www.record.com.br


O EQUILÍBRIO NO CAMINHO ESPIRITUAL (2ª PARTE)

"(...) Se praticarmos um ensinamento à luz da nossa ansiedade particular, toda a prática será errada. Portanto, quando lemos o que um sábio escreve sobre disciplina, devemos primeiro tentar entender o que ele quer dizer com ‘disciplina’, antes de interpretar essa palavra como mais um martírio em nossa vida.

A batalha de Kurukshetra, descrita no Baghavad Gita como uma luta entre o bem e o mal, das forças espirituais contra as forças materiais, não é uma luta sangrenta entre os opostos agitação-torpor, mas sim a luta do equilíbrio contra a tensão entre os opostos. Aquilo que conhecemos como ‘a batalha da vida’ é a luta entre os opostos. (...)

Essa tensão entre os opostos se manifesta em várias áreas de nossa vida, gerando cansaço, estresse e sofrimento. É muito importante lembrar que a busca por uma vida melhor não funciona com esse tipo de ‘esforço’. Nós nos sentimos superiores aos cristãos medievais que se chicoteavam como penitência para serem mais santos. Mas há entre nós pessoas que se sentem como mártires por trabalhar demais, até o ponto de desenvolverem úlceras. (...)"

(Cristiane Szynwelski - O Caminho do Equilíbrio Perfeito - Revista Sophia, Ano 3, nº 10 - p. 30/32)


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A VIAGEM DE VOLTA

"48 - As Escrituras¹ demonstram diretamente que shraddhã (fé), bhakti (devoção), dhyãna (meditação) e yoga (união) são as causas que trazem a emancipação da servidão da existência encarnada [a liberação das ligaduras do corpo, que são obra da magia de avidyã].

COMENTÁRIO - Observem a ordem mencionada. Em primeiro lugar está a fé. Entende-se por fé o percebimento de 'algo', a sensação de uma 'presença'. Não é a fé supersticiosa de algo que é aceito porque está contido em um livro considerado sagrado ou que foi escrito por alguém que, segundo a tradição, deve ser respeitado. Quando esse primeiro ponto de contato é estabelecido, segue-se a devoção, um sentimento interior que nos impele para a raiz das coisas. Então, estão lançadas as bases para o estabelecimento do processo da meditação que levará a um gradual aprofundamento em direção às raízes do Ser, nascendo a condição para que o próximo estágio, o yoga (união), se manifeste. A viagem de volta terá assim terminado, encerrando-se definitivamente o ciclo de vir-a-ser."

¹ Referência ao Kaivalya Upanishad, I, 2. (N. E.)

(Viveka-Chudamani - A Joia Suprema da Sabedoria - Comentário de Murillo N. de Azevedo - Ed. Teosófica, 2011 - p. 31)