OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

MEDITAÇÃO E PENSAMENTO CORRETO

"A meditação é a habilidade de retirar a mente de cada objeto de distração e colocá-la apenas em Deus. Há muitos tipos diferentes de meditação. Há a meditação praticada pelo místico cristão. Há a meditação praticada pelo místico hindu, o iogue. Há a meditação praticada nas outras grandes religiões do mundo. Todos os caminhos levam a Deus. Isso é o que ensinamos, e nisso acreditamos. Sem alguma forma de meditação, não se pode conhecer Deus. Entretanto, só a meditação não é suficiente. Junto com a meditação, a pessoa precisa começar a guiar os pensamentos. Quando é tentada a ter maus pensamentos sobre os outros, quando tem o desejo de revidar a alguém que a magoou, quando tem o desejo de ofender alguém com suas palavras, nesse momento ela se disciplina: 'Não vou fazer isso!' Por uma razão muito simples ela não o fará: ela vê que, ao permitir que maus pensamentos penetrem em sua consciência, nesse instante a luz divina sairá, e a escuridão descerá sobre ela. (...) 

Esse tipo de filosofia traz um doce relacionamento com Deus. Estabelece um sentimento muito íntimo e devocional por Deus. Faz você perceber que Ele é, realmente, o mais próximo dos próximos. Com quem mais iria eu falar de todas as minhas dificuldades, senão com Deus? Quem mais tem sabedoria para orientar corretamente, senão meu Deus? Ele é também o mais querido dos queridos. Quem mais me ama sem qualquer condição, senão Deus? Quem mais vai me compreender, mesmo que eu não consiga me compreender, senão Deus? Quem está mais perto de mim do que meu Deus? Pois, mesmo aqueles a quem trato com carinho e amo tanto, um dia preciso deixá-los. Vejo, porém, que existe uma continuidade ininterrupta em minha percepção desse Ser Amado, e mantenho-me fiel a essa percepção, a esse pensamento em meu Amado; em todas as mudanças pelas quais esta vida vai passar. Quando você começa a pensar nesses termos, descobre uma relação muito doce com Deus. Descobre que Ele está sempre com você; que não há separação. Quando vem esse estado, você nunca mais quer perdê-lo, por nenhum motivo. Descobre que está entusiasmado para espalhar Sua mensagem divina por todo o mundo."  

(Sri Daya Mata - Só o Amor - Self-Realization Fellowship - p. 145/146)


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

É NECESSÁRIO COMPREENDER O SIGNIFICADO DA RELIGIÃO (1ª PARTE)

"Para a maioria das pessoas, religião é uma questão de tradição familiar, benefícios sociais, ou hábito moral. Elas não têm ideia da importância da religião. Quando perguntei a um homem que religião seguia, sua resposta foi: 'Nenhuma em particular. Troco de igreja conforme me convêm'.

Quem não busca Deus como a suprema necessidade da vida não compreende o significado da religião. Por que todos procuram dinheiro? Porque estão condicionados ao pensamento de que o dinheiro é essencial para suprir as coisas necessárias ao bem-estar. Não é preciso dizer-lhes isso; eles simplesmente sabem. Então, por que a maioria das pessoas não compreende a necessidade de conhecer Deus? Porque lhes falta imaginação e discernimento. Muito cedo na vida, vi que as respostas da teologia e até das escrituras a certas questões jamais poderiam satisfazer plenamente a alma, se a verdade não fosse experimentada por meio da realização e da comunhão com Deus. Por exemplo, quando minha mãe morreu e quando outros entes queridos começaram a ser arrancados de mim, rebelei-me interiormente, e ninguém pôde dar uma explicação satisfatória. Decidi que eu mesmo tinha de achar a resposta, com meus próprios esforços. 'Não vou aceitar isso cegamente', prometi. 'Vou encontrar a resposta Daquele que é o Criador deste universo'. Procurei diretamente em Deus a compreensão dos mistérios da vida, que não podia achar nos ensinamentos das igrejas e dos templos. Se a religião não pudesse esclarecer por que alguns nascem pobres e outros, ricos; alguns, cegos e outros, saudáveis, como poderia convencer-me da justiça divina? Os mestres da Índia, alcançando a comunhão com Deus, encontraram as respostas para os enigmas da vida por meio da realização interna, e nos mostraram como fazer o mesmo. (...)"

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem - Self-Realization Fellowship - p. 112/113)


AUTOCONHECIMENTO

"A insuficiência do conhecimento é uma coisa que a cultura de hoje mascara. Ela nos vende a ideia de que o conhecimento é autossuficiente. Isto é um mito, é uma mentira. Uma vez o Sr. Krishnamurti fez a seguinte afirmação em uma de suas palestras ‘Todo o conhecimento ainda está no campo da ignorância’. Provavelmente porque ainda não é autoconhecimento. Autoconhecimento é o conhecimento da essência, do solo do ser.

A impureza mental gera escuridão psicológica. A impureza mental é tudo aquilo que é gerado pela mente no que diz respeito a nós mesmos, às nossas preferências, aos nossos hábitos, aos nossos condicionamentos. Se deixarmos nossa mente vagar apenas nessa dimensão pessoal não há muita possibilidade de uma experiência mais profunda. É por isso que as tradições dizem: reservem um espaço no dia para ficarem quietos consigo mesmos, em silêncio.

Se vocês quiserem orar, orem; se quiserem meditar, meditem; se quiserem não pensar, não pensem, mas isto é importante porque é o momento em que podemos começar a abrir um canal de comunicação entre a personalidade externa e a alma. Os gregos estavam certos quando eles diziam ‘soma sema’ (o corpo é o cárcere da alma). É claro que isto interpretado de uma forma mecanicista leva a uma demonização do corpo. Não se trata disso.

O corpo é instrumento da consciência, mas precisamos manter nossa mente vigilante e este processo de purificação deve continuar dia após dia. Este processo de purificação não tem nada a ver com moralismos, não tem nada a ver com adotar um código externo de conduta e ficar se policiando para cumprir tal código. O processo de purificação é um processo constante, onde se identifica os elementos de egocentrismo que surgem na nossa mente, em nossa consciência."

(Pedro R. M. Oliveira - Religião como Experiência - Revista Theosophia - julho/agosto/setembro 2007 - Pub. Sociedade Teosófica do Brasil)


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

VIDA VERDADEIRA

"A vida verdadeira é a vida despendida como parte da Vida divina, fluindo para os demais; e nenhuma vida é verdadeira, nenhuma vida é real, nenhuma vida é espiritual, a não ser que a própria ideia de vida separada seja inteiramente transcendida, e todos os pensamentos da existência, todas as energias da vida, fluam como parte do Eu Uno, e não seja reconhecida distinção alguma. O serviço é, então, a expressão natural da vida; é na ajuda que se sente a verdadeira existência. Mas, antes que seja possível compreender este ideal – mesmo que intelectualmente – pelo menos algum progresso deve ter sido feito no sentido de transcender a personalidade.

Foi para tornar isso possível a cada homem imerso na ilusão, como estiveram e estão todos os homens, que os vários métodos foram sugeridos por aqueles que, de bom grado, auxiliam seus semelhantes a avançar para novas etapas do caminho ascendente."

(Annie Besant - Ocultismo, Semiocultismo e Pseudo-Ocultismo - Ed. Teosófica, Brasília - p. 44/45)


ENTUSIASMO NA VIDA ESPIRITUAL

"Um dos mais desconcertantes problemas da vida espiritual é o de mantermos nosso interesse em meio às intermináveis dificuldades e aos mais cruéis desafios. É a rotina e a monotonia de nossa vida diária que solapa nossa vitalidade e força. A vida da maior parte da humanidade é feita de pequenos fatos e incidentes que podemos chamar de trivialidades da existência. Grandes e extraordinários acontecimentos raramente ocorrem nas vidas de homens e mulheres comuns. Demonstrar entusiasmo por coisas extraordinárias é fácil, porém é extremamente difícil mantê-lo em meio à rotina diária. O maior dos desafios do ser humano consiste na manutenção da integridade espiritual em meio dos detalhes triviais da vida. Manter equilíbrio perfeito de pensamento e emoção entre as provações incessantes causadas pelos fatos e acontecimentos da existência diária, demanda uma energia que a maioria não está em condições de apresentar. E, além disso, a prova da vida espiritual está no âmbito das atividades comuns e não na esfera de empreendimentos extraordinários.

Foi Emerson quem disse que jamais algo de grandioso fora conseguido sem o entusiasmo. Se ele tinha razão, então o entusiasmo é uma das qualidades essenciais requeridas na senda espiritual. Sem entusiasmo, esta parecerá enfadonha. (...)

Entretanto, o entusiasmo não deverá ser confundido com o desempenho eficiente de nossas obrigações. A chamada eficiência do mundo é devida, geralmente, ao cultivo de certos hábitos. Uma vida eficiente não é necessariamente uma vida criadora – muitas vezes é uma vida automática. (...)

O entusiasmo por alguma coisa emana de uma condição de profundo interesse. Não se deve também confundir entusiasmo com simples excitação. Esta não possui profundidade e, portanto, não pode sustentar-se. Necessita ser constantemente alimentada pelas sensações do mundo externo. Porém o entusiasmo, arraigado no interesse profundo, tira sua força da própria profundidade. A mente capaz de um interesse profundo não conhece momentos de obscuridade e não se intimida com obstáculos, por maiores que sejam."

(Rohit Mehta - Procura o Caminho - Ed. Teosófica, Brasília - p. 9/11)