OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quinta-feira, 20 de junho de 2013

SARVA YOGA - O HOMEM HOLÍSTICO (2ª PARTE)

" Cada ser humano é um complexo e vasto sistema.* Hoje se fala em "homem holístico". Sábia noção que não é de agora. O termo holístico vem do idioma grego - holos - que significa total, inteiro, integral. O século passado, dominado pela miopia materialista mecanicista, só via o componente material do homem e, além deste, apenas um comportamento psicológico, assim mesmo predominantemente determinado pela matéria. De uns tempos para cá, principalmente a Medicina, vencendo empedernidos dogmas, redescobriu a milenar concepção do homem psicossomático. Ainda mais recentemente, a Ciência, em particular a Física, conseguiu vislumbrar o modelo holístico do homem, entendendo-o em sua imensa totalidade, que transcende em muito o sistema psicossomático até agora em voga. Pois bem, há mais de cinco milênios o Yoga vê o homem como um prodigioso sistema de amplidão estonteante, participando de diversos níveis existenciais, desde o da pesada densidade de seu organismo físico ao transcendente Espírito, o  Ser Real e Eterno (Brahman), que é sua verdadeira e última Essência. A cosmovisão dos vedas sempre foi, é e será holística. O termo sânscrito sarva, comunicando a ideia de totalidade, é sinônimo do termo grego holos."

* O microcosmo é igual ao macrocosmo. O que está em cima é igual ao que está embaixo.

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 135/136)


quarta-feira, 19 de junho de 2013

UTILIZE O CONHECIMENTO/EXPERIÊNCIA ADQUIRIDOS PARA RESPONDER AOS QUESTIONAMENTOS DA SUA EXISTÊNCIA

"Há quatro respostas à caça das quais o homem se deve empenhar: "Quem sou eu?" "De onde vim?" "Para onde vou?" "Por quanto tempo ainda estarei aqui?" Os quatro Vedas oferecem tais respostas. Toda pesquisa espiritual começa com estas perguntas e tenta chegar às respostas. Suponha que uma carta posta na caixa do correio não leve o endereço para onde vai e nem de onde veio. Por certo não chegará a nenhuma parte. Escrevê-la foi puro desperdício. De igual forma, é desperdício ter nascido neste mundo sem saber de onde se veio e para onde se vai. A carta irá para a posta restante. O jivi* será presa do círculo de nascimentos e mortes sem nunca se encontrar. Para evitar isso (tal desperdício), é necessário praticar atmavichara **, e para obter respostas corretas, é essencial o sadhana (disciplina). As respostas devem fazer parte da experiência de cada um." 

* Jivi é a alma individual, que está presa à roda de samsara (círculo de reencarnações), mas da qual se deve libertar
** Atmavichara - Atma, a Centelha Divina que é consciência e vida em todo vivente, vichara, pesquisa, inquérito, busca. Atmavichara é o libertador inquérito sobre nosso verdadeiro Ser, isto é, o Atma. Na prática de atmavichara  procuramos descartar-nos do frustrador embuste que nos convence de que "eu sou fulano". Na realidade, cada um de nós é Atma, mas está padecendo a ilusão de ser "fulano", um ahamkara (um ego pessoal). 

(Sathya Sai Baba - Sadhana O Caminho Interior - Ed. Nova Era , Rio de Janeiro - p. 39/40)


SARVA YOGA - O MELHOR SISTEMA DE YOGA (1ª PARTE - II)

" (...) As pessoas nas quais predomina o atributo sattva são inteligentes, harmoniosas, sábias, serenas, puras, Para elas, Jnana e Raja Yoga não são difíceis como o são para as outras. Os agitados e apaixonados indivíduos rajásicos se encontrarão mais à vontade na prática do Karma Yoga. Os tamásicos, com a ajuda principalmente da Hatha Yoga, adquirem mais energia para vencer a inércia, a ignorância e a apatia que tanto os retêm. Também com Hatha Yoga pessoas rajásicas (tensas e instáveis) podem acrescentar alguma dose de sattva a seu temperamento e à sua conduta, vindo a se tornar serenas, autocontroladas e mais felizes. 

A personalidade de uma pessoa não é suficientemente definida somente pela conjugação dos seis componentes acima citados. Ainda a influenciam consideravelmente um exame dos chamados vasanas e samskaras, isto é, tendência e impressões sutis depositadas nos níveis insondáveis da mente, pelos karmas (ações) ao longo de vidas e vidas. Dos abismos profundos da mente eles tecem intrincada contextura de tendências, inclinações, predisposições, vocações, talentos inatos, caracterizando assim um particular perfil personológico predisposto a este ou àquele sistema de Yoga. 

Convém aqui refletir também sobre o que dizem os textos tântricos (...), que classifica os aspirantes em três biotipos: (1) os pasubhava, animalescos, dados à liberalidade e libertinagem; (2) os virabhava, heróicos, aos quais são recomendadas a Bhaktie a Karma Yogas; e (3) os divabhavas, luminosos, áureos, capacitados para a Raja Yoga e Jnana Yoga. 

Quantos outros fatores ainda pesam na constituição de um indivíduo, desenhando sua personalidade, seu caráter: fatores sociais, étnicos, astrológicos, culturais... Sei lá! Cada ser humano é uma incógnita. Como definir qual o sistema de Yoga mais apropriado a alguém? (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 136/137)


terça-feira, 18 de junho de 2013

CRISTO: "O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA"

"Para muitos cristãos, os eventos históricos da vida de Cristo e sua interpretação bíblica formam a base de sua religião. Para aquele misticamente orientado, porém e, na verdade, para toda alma humana, é Cristo como o revelador da sabedoria universal, como aquela própria sabedoria, que oferece a maior atração. Ele não é somente uma figura histórica. Ele é “o caminho, a verdade e a vida”.¹ Se conseguimos obter pelo menos um único relance daquela luz que é o Cristo Universal, nossa vida muda: ela é a Luz de Cristo, antiga, mas sempre nova, que cada instrutor traz para o mundo. Eles são poderosos Salvadores, mas a Luz é ainda mais poderosa do que Eles. Esse é o coração do cristianismo, bem como o de todas as outras verdadeiras religiões, e nessa verdade todas as crenças são UMA.

Esse lampejo, que é a união com o Cristo Universal, é a meta da vida religiosa. O Instrutor o traz mais perto, torna-o mais facilmente ao alcance da consciência em todos os reinos da natureza. Essa experiência pode ser obtida deliberadamente, porque sua realização é governada por leis tão exatas como as que o químico deve obedecer no laboratório.

“A Europa tem uma religião que satisfaz o coração, mas não sua cabeça e uma filosofia que satisfaz sua cabeça, mas não seu coração.” A Teosofia, ou o cristianismo místico, atende a essa necessidade. Ela mostra as leis e o caminho para a esplêndida visão que, quando alcançada, ofusca todo o brilho do mundo para os felizardos que vêm. Essa experiência e o anseio por ela, pois ela é uma paixão perdida no mundo, perdida porque submergiu na experiência física e seu anseio. O mundo sente saudade da espiritualidade; ele vagou tão longe que se esqueceu de sua casa.

A função da religião é restaurar aquela memória e mostrar o caminho de volta para casa. Em vez disso, ela insiste em questões de fé e aprisiona os homens no controle das crenças, cega-os espiritualmente pelo medo que as ameaças de condenação despertam nos ignorantes. A tragédia é que as crenças não têm absolutamente nenhuma importância e a visão é de suma importância na verdadeira religião.

Ó, padres! Como vocês falham, apesar das boas intenções. Cada história da vida do Mestre brilha com a luz verdadeira. A Bíblia não é um livro de palavras; é um raio do sol espiritual, brilhante e vivo. Doador de luz; portador de luz, e acima de tudo uma chave para as portas da prisão.

Tornem-se intérpretes. Essa é a função de vocês. O homem espiritualmente cego vai apressadamente de madrugada para o mercado em busca da riqueza e nunca vê os diamantes do orvalho brilhando em cada folha de grama. Tornar-se um intérprete da sabedoria e da verdade para os homens, um despertador da sabedoria e da verdade dentro do homem, esse é um trabalho verdadeiramente religioso, verdadeiramente cristão e verdadeiramente digno."

1. Jo. 14:6

(Luz do Santuário - O Diário Oculto de Geoffrey Hodson - Compilado por Sandra Hodson e traduzido por Raul Branco - p. 51/52)

SARVA YOGA - O MELHOR SISTEMA DE YOGA (1ª PARTE - I)

"É compreensível que, após conhecer embora superficial e resumidamente a proposta do Yoga, o leitor inteligente sinta o forte apelo do "essencial da vida". A partir daí será natural que indague: em qual das modalidades devo me engajar? A situação é a de quem, já sabendo onde deve chegar, precisa optar pelo melhor caminho. Pode ser também que, mesmo sem pretender engajar-se na prática, alguém, até por mera curiosidade intelectual, deseje saber qual é o melhor sistema de Yoga. O caminho (marga) da sabedoria? O da ação? Da devoção? O caminho do controle mental? Para você se unir com Deus, o método mais eficiente, direto, fácil, livre de riscos, menos oneroso e no qual a presença objetiva de um Mestre não seja indispensável é seguramente aquele que mais atende à sua natureza, isto é, a você como um sistema holístico, consideradas as características físicas, energéticas, psíquicas e espirituais. 

As escrituras hindus dizem que o jivatman (a alma individual) é uma trindade formada por: (1) iccha (capacidade de querer); (2) jnana (capacidade de saber); e (3) kriya (capacidade de agir). Por conta de normais limitações impostas pela matéria, elas se traduzem respectivamente em: (1) inquietantes desejos; (2) parcos conhecimentos medíocres; (3) e egocentrados afazeres. A personalidade de cada ser humano é mercada pela predominância de uma dessas dimensões sobre as outras duas. Uns são (1) mais ambiciosos e apegados; outros, (2) mais estudiosos e perquiridores; e outros, finalmente, (3) mais ativos. Onde você se enquadra?

Se você é do tipo (1), o caminho mais adequado, obviamente, seria dirigir seus diferentes desejos e apegos para Deus, cultivar a mais profunda devoção. Bhakti Yoga seria seu melhor caminho de realização. Se você é do tipo (2), acima de tudo aspira à sabedoria, mais apropriada lhe será a Jnana Yoga, que transformará conhecimento medíocre e limitado em vivência intuitiva. Se seu tipo é (3), de vida dinâmica, sempre empreendendo algo, a Karma Yoga, que direciona para o bem comum as ações normalmente egocentradas, transformando-as em oferendas a Deus, ser-lhe-ia o sistema acertado.

Você deve ter notado que usei o verbo condicional (seria). Por quê?

A escolha do caminho depende ainda de considerações sobre outros fatores, tais como os gunas. As mesmas escrituras hindus dizem que o mundo material inteiro com toda variedade de seres é constituído de três gunas, vale dizer, qualidades, propriedades, atributos: (1) sattva, o atributo de iluminar; (2) rajas, de ativar;e (3) tamas, de persistir, restringir e obscurecer. Igual ao universo, os seres humanos também são triguna, isto é, uma constelação dos três atributos ou gunas. (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 135/136)