OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 8 de maio de 2013

HATHA YOGA - A HATHA E A MENTE (PARTE FINAL)

"No capítulo sobre Raja Yoga ou Yoga do domínio da mente, você ficou sabendo que é a mente que decide sobre nossa vida e felicidade. Como Sai Baba lembra, ela é como a chave na fechadura, virada para um lado abre, para o outro, fecha; para um lado nos leva à Suprema Realização, para o outro, à infelicidade, à alienação, ao degredo, à ruína... A mente quase sempre é um turbilhão indomável a arrastar-nos para a enfermidade e para insegurança, dúvida e medo. Raja Yoga, conforme explicada neste livro, tem por objetivo o domínio da mente, tanto que nos permita a união redentora com o Ser Supremo e nossa libertação Final. Claro que isto não é fácil, a mente é poderosa, rebelde e ladina. A Hatha Yoga ajuda-nos na tarefa árdua de educar e administrar a mente. Numa das mais importantes escrituras denominada Yoga Vasishtha há um texto que merece atenção, pois explica como a Hatha Yoga, em especial o domínio do prana (pranayama), contribui para vencer a rebeldia selvagem da mente, facilitando assim a vitória do aspirante ao Raja Yoga. 
Ó Rama! Para mover a carruagem que é o corpo, o Senhor criou a mente e o prana, sem os quais o corpo não pode funcionar. Quando o prana abandona o corpo, os mecanismos deste param. Quando a mente se move, o prana o acompanha. A relação entre eles é como a do boleeiro e a carruagem. Um exerce movimento sobre o outro. Portanto, o sábio deve estuar o controle do prana caso deseje suspender a atividade da mente ou concentrar a vontade para alcançar a união (Yoga). O domínio sobre o prana produz toda felicidade mundana e espiritual, desde a aquisição dos "reinos" até a libertação (moksha) ou a bem-aventurança suprema. Portanto, Ó Rama, estude a ciência da respiração ou pranayama.
Ora, o que temos aí é o sábio Vasishtha ensinando a Rama, seu divino discípulo que, tanto a "parada da mente" como a felicidade mundana e a espiritual são alcançadas pelo pranayama (yama, controle, domínio). É mais uma confirmação da importância da Hatha Yoga, mencionada no texto como "ciência da respiração ou pranayama".  

Do exposto até agora, podemos com segurança concluir que a Hatha Yoga, trabalhando com todos os componentes que constituem o homem total, além de propiciar saúde plena (arogya), é um á-bê-cê indispensável à vitória na difícil prática de Raja Yoga. Hatha Yoga é parte do Tantra, o qual, como veremos, é o processo de evolução espiritual ensinado por Shiva à sua esposa Parvati. O primeiro versículo da escritura Hatha Yoga Pradipika, além de demonstrar a natureza tântrica da Hatha Yoga, é muito explícito quanto à relação Hatha-Raja:
Eu saúdo o Primeiro Senhor, Shiva, que ensinou a Parvati a Hatha vidya, que é um passo para se alcançar o mais excelente Raja Yoga."

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 69/69)
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NOSSO DESTINO DIVINO

"O homem tem um destino divino a cumprir, mas são poucos os que conhecem a finalidade de sua existência e, menos ainda, os que sinceramente procuram alcançar esse objetivo. Passa-se a vida comum cuidando das carências do corpo, cumprindo as responsabilidades impostas pelas necessidades do momento. Dessa maneira, o homem médio vive e morre sem saber de onde veio, por que está aqui e para onde vai.

As grandes escrituras do mundo afirmam que o homem é a mais inspirada criação do Divino; que ele, de fato, é feito à imagem de seu Criador. Será a imagem de Deus um corpo de carne, propenso a doença e impotente contra a morte? Uma inteligência coberta por maya e sujeita a estados inconstantes de humor e emoções? Isso não pode ser a imagem do Grande Poder que concebeu e mantém as complexidades cósmicas do Universo! Onde está, pois, a imagem divina pela qual se supõe o homem seja feito?

O homem é um ser tríplice. Ele tem um corpo, mas não é esse corpo que reclama, sofre e morre. Ele tem uma mente, mas não é essa mente que é desvirtuada pelas artimanhas da ilusão cósmica. Sua natureza real é o atman imortal, a alma que habita, de forma invisível, o templo da carne mortal. Esse atman é a imagem de Deus dentro do homem - a imagem completamente perfeita, cujas qualidades divinas são amor, sabedoria, onipotência e alegria eterna.

Cego é o filho de Deus que permite a profanação dessa imagem divina dentro de si, turvando-a com as imperfeições da consciência material a ponto de ela não poder mais ser reconhecida. Ao fazer assim, o homem vive contra sua verdadeira natureza. Eis porque ele nunca está totalmente satisfeito, por que sempre existe algum anseio, bem no fundo, que o lança primeiro para um caminho, depois para outro, procurando a incógnita quantidade sempre evasiva.

O "algo mais" que o homem procura é Deus: o Ser Divino que palpita logo atrás das batidas do coração; o Amor que se filtra através de todas as formas de amor pela família, amigos e ser amado; a Alegria que acende todas as chamas de felicidade; a Sabedoria onisciente que está sentada logo atrás dos pensamentos da pequena mente humana. Mais próximo do que o mais próximo está o Poder Divino que deu vida ao homem e pode trazer sentido a realização à sua existência."

(Sri Daya Mata - Só o Amor - Self-Realization Fellowship - p. 24/25)


terça-feira, 7 de maio de 2013

HATHA YOGA - HATHA VIDYA (5ª PARTE)

" (...) A palavra Hatha é formada por ha, significando o sol e tha, a lua; ha é o pólo positivo e tha, o negativo. Vidya significa ciência, sabedoria. Hatha vidya é portanto a ciência das polaridades da bioenergia ou alento vital, aquela energia que mantém o corpo sadio e vivo. A energia solar ou positiva (ha) penetra-nos com a inspiração através da narina direita; e a lunar ou negativa (tha), pela esquerda.

O elemento de maior importância de Hatha Yoga evidentemente é o prana (a bioenergia ou alento vital), que absorvemos principalmente por via respiratória. A ciência médica de hoje ainda vê a respiração como um fenômeno exclusivamente bioquímico. É muito pouco. A respiração, além de sua já tão conhecida função fisiológica e bioquímica, segundo o Yoga clássico, é também um fenômeno energético e psíquico. É o que as velhas escrituras ensinam.

As duas correntes energéticas - ha e tha - se manifestam em nível fisiológico, respectivamente, nos impulsos nervosos ortossimpático (ha, estimulante) e vagossimpático (tha, frenador), no anabolismo-catabolismo, na acidez-alcalinidade, e na fisiologia em geral como "hiper" ou "hipo" funções (hipertensão-hipotensão, hipertonia-hipotonia, hipertermia-hipotermia...) etc. Quando predomina o equilíbrio (hatha), isto é, quando não ocorre predominância seja de ha, seja de tha nos diferentes aspectos fisiológicos, reina a saúde orgânica. Quando não, a doença. A saúde pode ser definida como eutimia, euforia, euritmia, eutonia, eutermia. A doença, por distimia, disforia, disritmia, distonia, distermia. A prática de Hatha Yoga se propõe a substituir "dis" por "eu". Quando ha ou tha predomina, acontece o "dis". O equilíbrio hatha restabelece o "eu".

Como pode voar bem um pássaro de asas assimétricas?! (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 66/67)


PRODUZIR O ÊXITO INTEGRAL

"O homem mais sábio é aquele que procura Deus. O mais bem-sucedido é aquele que encontrou Deus.

O êxito não é uma questão simples, não pode ser avaliado apenas pela quantidade de dinheiro e bens materiais que você possua. O significado do êxito é muito mais profundo. Só pode ser determinado na medida em que sua paz interior e seu controle mental o tornam capaz de ter felicidade em quaisquer circunstâncias. Esse é o verdadeiro êxito.

Os melhores professores jamais o aconselharão a ser negligente, mas lhe ensinarão a ser equilibrado. Sem dúvida, você tem que trabalhar para alimentar e vestir o corpo. Mas se permitir que um dever seja contraditório com o outro, não se tratará de um verdadeiro dever. Milhares de homens de negócios estão ocupadíssimos em acumular riquezas, esquecendo-se de que também estão criando um bocado de doenças cardíacas! Se o dever para com a prosperidade faz esquecer o dever para com a saúde, deixa de ser um dever. A pessoa deve desenvolver-se de maneira harmoniosa. É inútil dedicar a atenção especial para cultivar um corpo maravilhoso, se ele abrigar um cérebro de tolo. A mente também precisa ser desenvolvida. E se você tem saúde perfeita, prosperidade e conhecimentos intelectuais, e mesmo assim não é feliz, isto significa que ainda não alcançou êxito em sua vida. Quando puder verdadeiramente dizer: "Sou feliz e ninguém pode me roubar esta felicidade", você será um rei: terá encontrado a imagem de Deus dentro de você.

Outra característica do êxito é que não apenas trazemos resultados harmoniosos e benéficos a nós mesmos, mas também compartilhamos esses benefícios com os demais. 

A vida deveria ser, principalmente, serviço. Sem esse ideal, a inteligência que Deus lhe deu não está se dirigindo a seu objetivo. Quando, ao servir, você esquece o pequeno ego, sente o grande Eu do Espírito. Assim como os raios vitais do sol nutrem a todos, você deve espalhar os raios da esperança no coração dos pobres e dos abandonados, despertar coragem no coração dos que perderam ânimo e ligar de novo a força no coração dos que se julgam fracassados. Quando você compreender que a vida é uma alegre batalha pelo dever e, ao mesmo tempo, um sonho fugaz, quando você se impregna com alegria de tornar os outros felizes, oferecendo-lhes gentileza e paz, ao olhos de Deus sua vida é um êxito."

(Paramahansa Yogananda - Onde Existe Luz - Self-Realization Fellowship - p. 73/74)


segunda-feira, 6 de maio de 2013

HATHA YOGA - COMPONENTES DO SISTEMA (4ª PARTE)

" (...) A Hatha Yoga é um treinamento que tem por objetivo condicionar o homem inteiro, portanto de grande abrangência. A fim de beneficiar a matéria, as energias, as emoções, os pensamentos, a sensibilidade e a conduta moral, finalmente tudo aquilo que constitui o homem, tem de operar com diversos procedimentos, manobras e técnicas. Seus principais componentes são:

(a) Asanas - posturas do corpo que agem terapêutica e corretivamente sobre todos os sistemas, órgãos, tecidos e funções orgânicas. Vista superficial e rapidamente por este aspecto, a Hatha Yoga tem sido confundida com uma simples ginástica e às vezes até contorcionismo. Guarde bem - apenas aparece;
(b) Pranayamas - manobras inteligentes e eficazes sobre o campo energético (prana), sobre os condutos sutis de energia (os naddis) e sobre os centros psicoenergéticos (os chakras) mediante principalmente exercícios respiratórios conscientizadores e voluntários;
(c) Bandhas - controles musculares;
(d) Mudras - gestos para controles neuromusculares;
(e) Nidras - técnicas de relax
(f) Kriyas - técnicas de purificação do meio interno;
(g) Mitahara nutrição pura, leve e energética (satova);
(h) Dharma - conduta ética marcada por não violência, verdade, retidão, humildade, desapego, renúncia;
(i) Dhyana - mente concentrada, viabilizando a mentalização e a meditação;
(j) Mantras - sílabas ou palavras de poder. 

Estes componentes do sistema, agindo sinergicamente  isto é, cada um ativando e aprimorando o outro, com algum tempo de prática, criam e mantêm aquela condição que os sábios hindus denominam arogya, que entendo como "Saúde Plena".

Nesta simples "iniciação" não tenho como explicar a contento cada um destes componentes, não consigo esclarecer a teoria e orientar a prática. Gostaria de fazê-lo. Um outro livro meu - Auto perfeição com Hatha Yoga - é um estudo extenso e claro e uma apropriada orientação aos que desejem ou precisem praticar, configurando o que se poderia chamar "Hatha Yoga sem mestre". Eles tem ajudado um sem número de pessoas a desfrutar excelentes condições de saúde e notáveis melhoras na qualidade de vida. Através de alguns anos ensinando Hatha Yoga a centenas de pessoas, fui delineando um método que denominei "Treinamento Antidistresse" com o qual é possível prevenir os conhecidos e temíveis distúrbios gerados pelo estresse mal administrado. Os depoimentos dos beneficiários evidenciam a admirável eficácia do método. Bendita Hatha Yoga. (...)" 

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 65/66)