OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 4 de maio de 2013

HATHA YOGA - A SUPRESSÃO DO SOFRIMENTO (2ª PARTE)

" (...) Segundo Budha, Kapila, Sankaracharya, Patanjali e outros sábios, a vida humana é marcada pela dor (em sânscrito, dukha; na terminologia grega, pathos). Todas as formas de Yoga se propõem a debelar a dor, não à guisa de analgésico, mas eliminando-a em definitivo porque atuam corretivamente sobre as causas primeiras. No clássia Hatha Yoga Pradipika lê-se:

A Hatha Yoga é um mosteiro para aqueles que padecem as três dores. (I-10)

De acordo com a filosofia Samkhya, conforme a causa, os sofrimentos humanos são de tríplice natureza

(a) adhyatmika - gerados por causas intrínsecas, tais como desordem no corpo-mente; os distúrbios psicossomáticos;
(b) adhydaivika - produzidos por fatores sobrenaturais, como obsessões, magia negra e desastres telúricos, como terremotos, maremotos, inundações;
(c) adhybautika - gerados por causas extrínsecas, como por exemplo acidentes, armas, objetos, outros homens, animais predadores, germes e vírus etc.

Como se vê, Hatha Yoga pretende ser uma panaceia, um remédio universal. E é. Posso afirmar. Eu o constatei a partir de uma experiência prolongada e austera, ensinando-a, através de livros e aulas práticas, ao longo de mais de trinta anos, a milhares e milhares de pessoas, no Brasil e no exterior, na maioria idosas e enfermas. No livro Saúde Plena: Yogaterapia, com o qual comemorei três décadas de trabalho com o método, em termos da ciência contemporânea e da imortal sabedoria da Índia, procuro explicações para a espantosa eficiência terapêutica que os fatos acumulados evidenciam. O método por mim criado há mais de três décadas e, sempre o mesmo, posto em experiência, conseguiu restaurar e manter a saúde e a paz em dezenas de milhares de pessoas, a maioria das quais de "terceira idade", é apenas uma adaptação da Hatha Yoga clássica. Mas, uma adaptação criteriosa, ajustada à nossa cultura e às características da era em que estamos vivendo, pois que, conforme tantos Mestres e tantas escrituras advertiram, a prática ortodoxa de Raja, Hatha, Laya, Kundalini e Jnana Yoga é desaconselhada para esta nossa época (kali yuga). 

A Hatha Yoga ensinada em escrituras como Gheranda Samhita e Hatha Yoga Pradipika nos é estranha e mesmo inaceitável. Muitas de suas técnicas são tremendamente extravagantes e arriscadas se praticadas sem a ajuda de um santo e sábio guru, hoje muito raro até mesmo na Índia. A adaptação será inteligente se levar em conta os sábios princípios fundamentais da tradicional Hatha Yoga, praticando-a dentro do contexto de Sarva Yoga*, tão a nosso alcance e tão eficiente para agir terapêutica e corretivamente sobre as dimensões e diferentes níveis existenciais que tecem a trama da imensa totalidade do ser humano, como um sistema holístico. (...)"

* Sarva quer dizer global, holístico. A Sarva Yoga é uma forma de prática integrada, portanto sinérgica, pois aproveita as virtudes de todos os sistemas (Bhakti, Raja, Karma, Laya, Mantra Yogas).

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 57/59)


A PROVIDÊNCIA DE DEUS E A PREVIDÊNCIA DOS HOMENS

"Continuava a caravana apostólica a percorrer as terras da Palestina. Apreensivos e um tanto desalentados olhavam os discípulos para o futuro. Que fim levaria aquele interminável jornadear?... Que era o reino de Deus de que tantas vezes falava o Mestre?... Qual a posição deles neste reino?... E que seria das suas famílias, que tinham abandonado?
Num daqueles dias, em plena viagem, sentou-se Jesus com seus companheiros à sombra de uma árvore...
Por entre a verde ramaria, cantava um passarinho, ledo e despreocupado, como se fosse dono do mundo inteiro. Maís além, na várzea, meio à sombra, meio ao sol, floriam uns lírios silvestres, cor de fogo.
Reinava grande calmaria naquele dia de verão. 
Jesus entreouvia o murmúrio queixoso dos discípulos. Deixou-os falar a meia voz por algum tempo.
Depois interveio e, em tom suave e firme, lhes disse: 
- Não vos dê cuidados a vida, o que haveis de comer; nem o corpo, o que haveis de vestir...
Silêncio profundo... 
Então olhou Jesus para o emplumado cantorzinho da alegria, e prosseguiu:
- Considerai as aves do céu! Não semeiam, nem ceifam, não têm nem despensa nem celeiros - Deus é que lhes dá de comer. Ora, não valei vós muito mais que as aves? Quem de vós pode, com todos os seus cuidados, prolongar a sua vida por um palmo sequer? Se, pois, não sois capazes de coisa tão pequenina, por que vos dais cuidados do mais?...
Envergonhados, os discípulos baixaram os olhos. Até uma avezinha do mato lhos devia servir de exemplo da fé e confiança na amorosa providência do Pai celeste!...
Em seguida, apontando para uns lírios purpúreos, que banhavam-se à luz do sol, continuou:
- Olhai os lírios do campo, como crescem! Não trabalham, nem fiam; e, no entanto, vos digo eu que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu jamais como um deles.
Que são as mais perfeitas obras de arte fabricadas por mãos humanas, comparadas com as obras-primas da natureza, com as maravilhas do Creador!
Os discípulos meditavam, em profundo recolhimento...
E no meio deste grande silêncio lançou Jesus a conclusão final:
- Se, portanto, Deus veste assim a erva que hoje está no campo, e amanhã será lançada ao forno, quanto mais fará a vós, homens de pouca fé! Não pergunteis, portanto, o que haveis de comer, o que haveis de beber, e o que haveis de vestir; nem vos inquieteis. Os mundanos é que se entregam a esses cuidados. Vosso Pai bem sabe que disto haveis mister. Procurai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua harmonia - e tudo aquilo vos será dado de acréscimo."

(Huberto Rohden - Jesus Nazareno - Ed. Martin Claret, São Paulo - p. 261/262)


sexta-feira, 3 de maio de 2013

HATHA YOGA - CONDICIONANDO O EQUIPAMENTO (1ª PARTE)

"JIVA (A ALMA INDIVIDUAL) usa um corpo. Este, feito de pó, ao pó voltará. Sem dúvida. Mas não é por isso que deva ser negligenciado, antecipando assim seu retorno ao pó. Ao contrário. Se pretendermos realizar alguma obra de certo valor e vulto, especialmente algum considerável avanço em Yoga, seja Bhakti, Karma, Jnana, Raja ou qualquer outra modalidade; se desejarmos seguir o caminho (marga), seja o de Cristo, Bucha, Mahoma, Sankaracharya... nós, jivas, precisamos de um corpo sadio, purificado, eficiente e durável. Um corpo são - já o sabemos - é instrumento necessário a qualquer empreendimento físico, profissional e social, mas muito mais ainda ao espiritual.

Não podemos esquecer porém que, não obstante ser tão importante a higidez física, notáveis místicos da humanidade alcançaram a Meta Suprema, embora revestidos de corpos frágeis e mesmo enfermos. Como explicar? Tudo conduz a pensar que tais criaturas, em vidas anteriores, já haviam realizado árduas asceses, e cumprido austeras disciplinas (sadhanas), que lhes possibilitaram, vencendo grandes distâncias no "caminho estreito", alcançar a santidade. Se você e eu ainda não conseguimos nos agigantar bastante na santidade, convém-nos conquistar sanidade para o corpo, a mente e o intelecto, que nos servem de instrumentos, veículos, vestes, equipamentos. Eles serão para nós ou contra nós. Depende do tratamento que lhe dermos. Convém treiná-los para que conquistem condições ideais de desempenho e durabilidade, para que vivam bem e vivam muito. Jesus diria: para que tenham vida e a tenham em abundância. Como superar obstáculos, crises, fadigas, carências, barreiras e desafios ao longo do "caminho estreito", se o corpo for tamásico (enfermo, frágil, entorpecido); se a mente for tamásica (lerda, obtusa, obscura) ou rajásica (inquieta, conflitada); se o intelecto for rude e preconceituoso, vacilante e pobre de discernimento? Se, pelo contrário, o corpo, digamos, for limpo, ágil, resistente à fadiga e às doenças, flexível, harmonioso, forte, elástico, jovem, sem reclamar conforto, bem nutrido, sóbrio, mas principalmente todo tempo obediente a nosso comando; se a mente for sã e santa, pura e submissa, concentrada e lúcida; se o intelecto for ágil, agudo, alerta, discriminante, naturalmente maiores serão nossas possibilidades de chegar aonde queremos.  

Equipamento é para viabilizar; veículo, para transportar; veste, para proteger... No entanto, corpo, mente e intelecto, sem cultivo e disciplina estorvam, limitam e condicionam. Por isto, em sânscrito, são chamados upadhis, palavra que lembra limitação, cerceamento, entrave. É prioridade nossa treiná-los tanto que não embarguem nossos passos nem nos tolham os movimentos. Os upadhis são para o jiva o que o escafandro é para o escafandrista. Quando o escafandro se torna pesado e roto, pobre do escafandrista! (...)"    

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 56/57)


O PODER CURATIVO DE DEUS (PARTE FINAL)

" (...) Aquele que encontra alegria dentro de si mesmo constata que seu corpo está carregado de correntes elétricas, energia vital proveniente não dos alimentos, mas de Deus. Se você sente que não pode sorrir, fique diante de um espelho e, com os dedos, arme um sorriso em sua boca. Isso é realmente importante! (...)

Quando uma pessoa está alegre interiormente, ela atrai o auxílio do inexaurível poder de Deus. Quero dizer: uma alegria sincera, não a que você exibe exteriormente sem senti-la interiormente. Quando sua alegria for sincera, você será um milionário de sorrisos. Um sorriso genuíno distribui a energia cósmica, prana, a todas as células do corpo. O homem feliz é menos sujeito a doenças, pois a felicidade de fato atrai para o corpo um maior suprimento da universal energia vital. 

No cofre da mente estão todos os grilhões da escravidão bem como as chaves da liberdade.

O poder da mente traz consigo a infalível energia de Deus. Este é o poder de que você precisa no corpo. E existe um modo de levá-lo para ali: a comunhão com Deus mediante a meditação. Quando sua comunhão com Ele for perfeita, a cura será permanente."  

(Paramahansa Yogananda - Onde Existe Luz - Self-Realization Fellowship - p. 29/30)


quinta-feira, 2 de maio de 2013

A LIBERTAÇÃO DA MENTE

"O Senhor Buda, certa vez, disse: "O benefício da vida santa, ó monges, não está em ganhos, favores e honras; nem na observância das leis morais; nem na obtenção da concentração; nem no conhecimento e na visão; mas apenas nisto, ó monges: na firme e inabalável libertação da mente. Esse é o objetivo da vida santa. É sua essência. É sua meta."

Que quer dizer "inabalável libertação da mente"? Significa que a mente está sempre livre da compulsão de hábitos, emoções e apegos; e é governada apenas pela sabedoria, pelo amor e pela abnegação. Significa que o ego já não o controla; que você, a alma, agindo por meio da mente, é o dono de seu destino. A expressão da atitude correta em todas as condições e situações é evidência desse autodomínio. A atitude correta é o caminho para Deus. Sem ela, nunca se pode conhecer Deus. Ela é o próprio alicerce da vida espiritual. Precisamos nos esforçar constantemente no sentido da atitude correta, ou nenhuma dose de discurso a respeito de Deus, nenhuma quantidade de leitura das escrituras, nenhuma soma de anos aos pés de um guru é de qualquer proveito.  

Implícita na atitude correta está a humildade. Você não pode conhecer Deus sem primeiro admitir que é o menos importante a Seus olhos. Isso não quer dizer que deva sair por aí anunciando e se lamentando que você é insignificante. Não. Humildade significa que, não importa o que alguém lhe diga ou faça, você se mantém sempre o mesmo. Quando uma rosa é esmagada na mão, ela continua a desprender sua fragrância. Quando as pessoas o esmagam em suas mãos críticas, em suas mãos de palavras afiadas e ásperas, a atitude correta é continuar dando, em troca, doçura, palavras gentis, ações gentis e - acima de tudo - pensamentos gentis. Sem pensamentos bondosos não se pode, sinceramente, expressar bondade em palavras ou ações. 

O problema com a maioria das pessoas é que, quando elas ficam com raiva ou aborrecidas, não querem escutar a razão, não querem compreender. Quando uma pessoa está cegamente convencida de que está certa, nenhuma explicação, nenhuma razão ela aceitará. Só sabe que seu próprio desejo foi contrariado, e isso é tudo que lhe importa. "Fica vermelha de raiva", por assim dizer. Esse é o momento para se adotar a atitude correta."

(Sri Daya Mata - Só o Amor - Self-Realization Fellowship - p. 84/85)