OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 6 de abril de 2013

O PERFEITO EQUILÍBRIO É O ALTAR DE DEUS

"A humanidade é como um grande zoológico - tantas pessoas têm comportamentos tão diferentes, a maioria delas sem o menor controle de si próprias. Antes de realizar a verdadeira Meta da vida, é preciso que o homem tenha autocontrole. Deve procurar o equilíbrio. O perfeito equilíbrio é o altar de Deus. Lute por ele e, uma vez alcançado, jamais o perca. Cristo não o perdeu quando estava sendo pregado à cruz. Ele disse: "Pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem." A pessoa comum não consegue suportar seus testes.
 
Quando comecei no caminho espiritual, supus que só coisas boas me aconteceriam; mas ocorre que muitas experiências difíceis também vieram. Então raciocinei: "Porque amo a Deus tão profundamente, esperei demais Dele. De agora em diante, direi: 'Senhor, seja feita a Tua vontade.'" Grandes testes vieram. Mas continuei pensando: "Seja feita a Tua vontade." Eu quis aceitar tudo que Ele colocasse em meu caminho. E Ele sempre me mostrou como vencer todos os testes. (...)
 
Quando entra em uma loja de roupas, você procura encontrar o traje mais adequado, o que lhe fica melhor. Deve fazer o mesmo com sua alma. A alma não tem roupagem particular; ela pode adotar o estilo que quiser. O corpo é limitado, mas a alma pode vestir qualquer tipo de roupa mental, qualquer tipo de personalidade.
 
Se você refletir profundamente sobre uma pessoa, estudar sua história e imitar conscientemente sua personalidade, começará a adquirir suas características, estabelecendo identidade com essa personalidade. (...)
 
Quando você conhece uma pessoa maravilhosa, não fica querendo ser igual? Pense em todas as nobres qualidades no coração dos grandes homens e mulheres; você pode ter todas em seu próprio coração. Pode ser humilde e forte, ou corajoso como um general lutando por uma causa justa. Pode ter a vontade de conquistar de Gengis Khan ou a vontade divina, o amor e a resignação de São Francisco." 
 
(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem - Self-Realization Fellowship - p. 144/145)
 

BHAKTI YOGA - BHAKTI SADHANA (6ª PARTE)

"A disciplina espiritual do amante de Deus é feita de sentimentos e atos de carinho, adoração e fé, que valem como veemente declarações de amor. O devoto canta músicas de louvor ao Amado (bhajans e kirtans, que são canções devocionais, presentes em praticamente todas as grandes religiões). Faz orações de tipos e finalidades diversos (de adoração, de pedido, de agradecimento, de louvor...). Roda as contas de um rosário, enquanto ora ou repete mantrans ou somente o próprio Nome do Senhor. Acende lamparinas ou velas. Enfeita com flores o santuário. Pratica diferentes atos litúrgicos (banhos em rios sagrados, caminhadas em círculo em volta do santuário, jejuns, retiros, peregrinações a lugares santos, penitências (tapah), procissões...). Tais liturgias são comuns às diversas religiões. Outras práticas litúrgicas, porém, são específicas, conforme a tradição de cada uma. O que efetivamente vale, no entanto, é a profundidade, a pureza e a genuinidade do sentimento e a atitude psicológica que empolgam o devoto. O que vale são as vibrações sublimes que lhe embalam o coração. Sai Baba esclarece:

Bhakti deve ser reconhecido com a disciplina que remove o egoísmo e as limitações do "eu" e do "meu". Eis a razão por que o bhakta (devoto) é definido como aquele que é a-vibhakta, isto é, "não separado de Deus". A todo instante e sob todas as circunstâncias, nossos atos e sentimentos devem ser teocêntricos (centrados em Deus). É errado dizer Ó Deus... Ó Deus, salva-me da miséria, da preocupação e da perda, e logo que tudo isso tenha passado, voltar a mergulhar nos negócios objetivos, e deixar-se novamente escravizar pelos interesses mundanos... Bhakti ou devoção não é para ser medida por rosários, velas, marcas desenhadas na testa ou no cabelo emaranhado... Sinais ostensivos de bhakti são fé, humildade e apreensão. Fé em que a vitória última é da Verdade e do Amor; humildade perante os mais idosos e mais sábios; apreensão em presença do mal... Bhakti não pode vir de fora para dentro. Tem de crescer do íntimo, para um esforço para purificar a mente, para conhecer a natureza e origem do homem e do universo, para entender as relações do homem com todos os objetos externos que atualmente o fascinam e frustram. (in Sadhana - O Caminho Interior, III: 1 e 2)

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 89/90)


sexta-feira, 5 de abril de 2013

ELIMINE DA MENTE A ESTÁTICA DO MEDO

"Muitas vezes, quando se tenta sintonizar uma estação de rádio, surge a estática a perturbar o programa que se procura ouvir. Do mesmo modo, quando você tenta realizar alguma transformação pessoal em seu coração, a "estática" pode interromper seu progresso. Essa estática são os seus maus hábitos.

O medo é outra forma de estática que afeta o seu rádio mental. Como os bons e os maus hábitos, o medo tanto pode ser construtivo quanto destrutivo. Por exemplo, quando a esposa diz: "Meu marido não vai gostar se eu sair esta noite; então, não sairei", ela é motivada pelo temor afetuoso, que é construtivo. O temor afetuoso e o medo servil são diferentes. Falo do temor afetuoso, que faz com que se tome cuidado para não ferir os outros sem necessidade. O medo servil paralisa a vontade. Os membros de uma família deveriam cultivar apenas o temor afetuoso e jamais recear dizer a verdade uns aos outros. Realizar ações gentis ou sacrificar seu próprios desejos por amor a outra pessoa é muito melhor do que fazê-lo por temor. E quando você se recusa a transgredir as leis divinas, deve fazê-lo por amor a Deus, não por medo do castigo."

(Paramahansa Yogananda - Viva sem Medo - Self-Realization Fellowship - p. 19/20)


BHAKTI YOGA - DEVOÇÃO AO ONIPRESENTE (5ª PARTE)

"O amor a Deus não se desenvolve e expressa exclusivamente diante dos altares. O bhakta não se contenta com isto. Para ele o altar de Deus é onipresente e seu templo, o universo inteiro. Eis por que procura adorar seu Amado em todas as pessoas e em cada forma de vida, em todos os fenômenos e aspectos da natureza, em todos os níveis existenciais, a todo tempo, em toda a parte, pois que, embora tenha eleito uma determinada Forma e um determinado Nome para cultuar, nunca se esquece de que Deus é Um só, uma onipresente e onipenetrante Realidade e Essência Única de tudo que existe. Seu amor é assim, majestoso, total, vertical, sem limites e sem máculas de desejo, sem interesses egoísticos, sem quaisquer sinais da vulgaridade escravizante, sem os resíduos das impurezas do fanatismo e superstição.  
Desculpa Deus meu se não me ajoelho cada vez que Te vejo, Preciso trabalhar. Não posso viver ajoelhado.(Hermógenes, In Yoga, Caminho para Deus)
Há devotos incultos que só conseguem realizar uma forma nada filosófica de culto. Que continuem. Desde que seu culto, embora primitivo e sua adoração ingênua sejam expressões do verdadeiro prema, Deus não o deixa à míngua de resposta. Ele ajuda seu humilde e simplório adorador. Deus não é elitista. E só leva em conta a pureza, a sinceridade, a autodoação e o verdadeiro amor que inspiram o culto.(...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 86/87)


quinta-feira, 4 de abril de 2013

PARA AQUELES QUE DESEJAM A LIBERTAÇÃO, É ÚTIL LER LIVROS?


“Todos os textos asseveram que para se obter a iluminação a mente deve ser aquietada; seu ensinamento conclusivo é que a mente deve ser silenciada. Uma vez que se tenha entendido isso, a leitura infindável não é necessária. A fim de silenciar a mente você deve apenas investigar dentro de si mesmo o que é o seu Eu; como poderia tal busca ser feita nos livros? Você deve ver o seu Eu com o seu próprio olho de sabedoria. O Eu Real está dentro dos cinco invólucros, mas os livros estão fora deles. Uma vez que o Eu Real deve ser investigado pela rejeição dos cinco invólucros, é fútil buscar por ele nos livros. Chegará um momento em que você deverá esquecer tudo o que aprendeu.”

  • Cinco invólucros – cinco sentidos (audição, toque, visão, paladar e olfato).
(Vida e Ensinamentos de Sri Ramana Maharshi – Ed. Teosófica, Brasília - p. 140)