OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 16 de março de 2013

JNANA YOGA - AJNANA E JNANA (3ª PARTE)

"O que nos prende à "roda dos nascimentos e mortes", explicam os Mestres, é ajnana, ou seja, a "ignorância" sobre nossa própria Realidade e Essência. Ajnana escraviza. Jnana liberta. Fica entendido então que o Yoga da sabedoria nos tira da servidão para a redenção.

O caminho da sabedoria redentora é essencialmente vedantino, isto é, baseado nos ensinos da parte final dos Vedas. Mas é também cristão. Ao afirmar Eu e o Pai somos Um, o Cristo manifestou a Verdade desta Unidade Real e Essencial; referiu-se ao Uno Sem Segundo de que falaram sábios vedantinos, os adwaitas. Estes denunciam a ignorância como nosso cárcere a deter-nos na equivocada convicção da dualidade, isto é, de sermos distintos e estarmos distantes uns dos outros e, o que é mais dramático, de nos sentirmos distantes e distintos do Ser Supremo, que nós mesmos somos.

Embora o Cristo tenha tentado convencer de que o "Reino de Deus" está dentro de nós, ainda hoje teimosamente não acreditamos. Continuamos equivocada e incoerentemente a procurá-lo sempre fora de nós, e, o que é mais lamentável, sempre fora de nosso alcance. Nós, que nos temos por cristãos, obstinadamente ainda nos negamos a aceitar este ensinamento salvador. Como?! Por quê?!

O homem continuará escravo enquanto não alcançar jnana, a verdade de ser um com o Ser Supremo. Se aceitá-la apenas intelectualmente, menos mau. Mas isto muito longe está de ser o bastante. Nosso desafio é chegar a "saborear" esta redentora Verdade, e isto naturalmente exige ir muito além, muitíssimo além do intelecto. A Jnana Yoga tem por objetivo unir-nos à Verdade e nela nos fundir. Não será isto o que significa "ter a gnose (jnana) da Verdade, conforme falou o Cristo? (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 102/103)


MANTENHA OS SENTIDOS SOB CONTROLE

"Sem o controle dos sentidos, a disciplina é ineficaz. Equivale a pretender guardar água em pote rachado. Patanjali (o celebrado autor dos Yoga Sutras) afirmou que quando sua língua estiver sob controle, a vitória será sua. Quando sua língua anseia por alguma delícia, certifique-se de que você não vai se abastecer para atender aos caprichos dela. Monges e dirigentes de mosteiros, nesse país têm caído presas da língua e se tornam incapazes de vencer-lhe os caprichos. Usam túnicas de renunciante, mas reclamam as delícias do paladar e, assim, trazem à instituição monástica a má reputação. Se você se conserva ingerindo alimentos simples que não sejam apetitosos e quentes, mas suficientemente nutritivos, sua língua, por alguns dias, pode se retorcer, mas logo se acalmará. Tal é o método que a submeterá. Assim serão evitadas as más consequências de ela assumir o comando. Desde que a língua igualmente insista em falar escandalosa e lascivamente, também neste aspecto você deve controlá-la. Fale pouco. Fale docemente. Fale somente quando houver necessidade premente. Fale somente àqueles a quem deve falar. Não grite nem levante a voz irada ou excitadamente. Um controle tal lhe melhorará a saúde física e a paz mental. Promoverá melhores relações públicas e minimizará envolvimentos e conflitos com os demais. Poderão "gozá-lo" como um frustrador da alegria, mas há bastantes compensações: tudo isso lhe poupará tempo e energia. Estes virão a ter uso melhor. (...) Controle seu paladar; controle seu falar."  

(Sathya Sai Baba - Sadhana o Caminho Interior - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro -  p. 146)


sexta-feira, 15 de março de 2013

JNANA YOGA - O CATIVEIRO (2ª PARTE)

"Libertar-se?! E o homem é escravo?! Sim. O jiva (a alma que evolui), conforme temos visto, é um prisioneiro de samsara, isto é, da "roda dos nascimentos e mortes", das reencarnações compulsórias. O jiva se encontra prisioneiro e exilado neste mundo onde reinam os "opostos" ou dvandvas (ascensão e queda, lucro e perda, dor e prazer, tristeza e alegria, dia e noite, vitória e derrota, berço e esquife...). E o grau do seu cativeiro é determinado pelo quanto ignora quem ele é, o que aqui veio fazer e para onde deve ir. Sai Baba compara uma pessoa que não sabe de onde veio e para onde está indo com uma carta na qual não estão indicados o remetente e o destinatário, carta, portanto, extraviada, condenado à posta restante. E a grande maioria é exatamente assim. O homem "normótico", apegado ao que lhe agrada e detestando o que desagrada, é presa da alienação. Vive jogado de um lado a outro por conta da sucessão dos dvandvas, nasce já condenado à morte e morre condenado a nascer. Sempre isto, a libertação, que a posse da Verdade confere, consiste em não ter mais que assumir um novo nascimento, uma nova existência, um novo corpo. (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 101/102)


A VIRTUDE DO AMOR

"O amor natural do coração é o principal requisito para se alcançar uma vida santa. Quando aparece no coração, esse amor, a dádiva celestial da Natureza, remove todas as causas de excitabilidade do organismo, acalmando-o até um estado de perfeita normalidade; e, ao revigorar os poderes vitais, elimina todas as matérias estranhas - germes das doenças - por meios naturais (transpiração, etc.). Desse modo ele torna o homem perfeitamente saudável no corpo e na mente e o capacita a compreender acertadamente a orientação da Natureza.

Quando se torna desenvolvido no homem, esse amor o capacita a compreender a verdadeira posição de seu próprio Eu, como também a dos outros em seu redor.

Com a ajuda desse amor desenvolvido, o homem tem a felicidade de obter a companhia divina de santos personagens e está protegido para sempre. Sem esse amor, o homem não pode viver de maneira natural, nem pode se manter em companhia da pessoa adequada para o seu próprio bem-estar; ele fica frequentemente agitado pelas matérias estranhas que entram em seu organismo devido aos erros em compreender a orientação da Natureza, e por consequência sofre no corpo e na mente. Jamais pode ele encontrar alguma paz, e sua vida torna-se um fardo. Por tal razão, o cultivo desse amor, a dádiva celestial, é o principal requisito para se alcançar a salvação sagrada; sem esse amor, é impossível ao homem avançar um passo em direção a ela."

(Swami Sri Yukteswar - A Ciência Sagrada - Self-Realization Fellowship -p. 55/56)


quinta-feira, 14 de março de 2013

JNANA YOGA - A VERDADE QUE LIBERTA (1ª PARTE)

"Só o homem pode perceber-se a si mesmo. Só ele, portanto, tem condições de alcançar a união com Deus pela posse da Verdade. Cristo profetizou tão preciosa conquista para todos os homens. 
Tereis a gnose da Verdade. e a Verdade vos libertará. (Jo 8:32)
Assim, asseverou que o homem é prisioneiro até o dia em que tome posse da Verdade, não de uma destas verdadezinhas corriqueiras, transitórias, relativas, reduzidas e particulares, que andamos escutando e acatando. Enquanto tais pequenas verdades apenas temporariamente nos servem e oferecem algo como uma segurança igualmente fugaz, a Verdade Suprema, eternamente válida, nos liberta para sempre do sofrimento e das reencarnações compulsórias, que são nosso persistentes carcereiros. 

Convém-nos entender que há uma diferença entre "conhecer" e "saber", que embora pareçam palavras sinônimas, não são. No conhecimento, há sempre de um lado o sujeito que conhece e do outro o objeto conhecido, e mais, a relação entre ambos, que é o próprio conhecimento. Resulta de uma aquisição feita pelo sujeito, o qual ainda se sente distinto e distante do objeto. No saber já não restam distância e distinção, pois sujeito e objeto se fundem num só. Depois de estudar e fazer cursos sobre, digamos, laranja, você poderá ficar somente "conhecendo" a fruta. Para chegar, no entanto, a "saber", terá que sentir seu "sabor" na boca, "unindo-se" a ela. Deu para entender? Na "sabedoria" os dois pólos (sujeito e objeto) se unificam. Chegar a ter a gnose da Verdade (na expressão usada por Jesus) com que nos libertamos não é coisa fácil. Naturalmente dependerá de decisão, discernimento, devoção, dedicação e disciplina em grandes doses, sem o que não se completa a comunhão-unificação-identificação e consequentemente a libertação. Os Vedas denominam jnana (de onde derivou para o grego a palavra gnose) este redentor "saber" ou "saborear" a Verdade. Só conseguimos "saber" a Verdade unindo-nos a Ela, e esta só será possível quando tivermos nos transformado na própria Verdade. Precisamos zerar a distância, mas também a distinção. Jnana Yoga consiste no esforço de transformar simples conhecimento em sabedoria, simples crença em realização. É assim que nos libertamos. (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 100/101)