OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MINHA SINFONIA INACABADA

"Se a vida eterna fosse uma chegada estática, e não uma jornada dinâmica...

Preferia eu a vida terrestre à vida celeste.

Não me interessa uma parada acabada - interessa-me somente uma jornada inacabada.

Alguém me disse que a vida eterna é um incessante jornadear - rumo ao Infinito.

Um jornadear em linha reta - longe de todos os zigue-zagues.

E esse Alguém é a "voz silenciosa", que me fala, quando eu me calo.

A "voz silenciosa" não é o meu ruidoso ego humano - é o meu silente Eu divino.

É a alma do Universo, que pensa em mim - porque eu e o Universo somos um.

É o Deus do mundo no mundo de Deus.

É a invisível Realidade no meio de todas as facticidades visíveis.

É a voz do Além que me fala em todas as coisas do Aquém.

Essa "voz silenciosa" me disse que sou um eterno viajor - um feliz possuidor e uma feliz buscador.

Feliz por estar na linha reta rumo ao Infinito - e feliz porque o meu finito está sempre a uma distância infinita do Infinito.

Que farias tu, minha alma, se tivesse chegado a uma meta final?

Repousarias nessa eterna aposentadoria celeste?

E não seria essa vida eterna uma morte eterna?

Uma mortífera passividade?

Mas eu sei que minha vida eterna é eterna atividade. 

Por isso sou feliz, por demandar o Infinito - numa fornada sem fim.

Minha vida eterna é uma eterna sinfonia.

Uma sinfonia inacabada.

É o que me diz a "voz silenciosa", que eu escuto com os ouvidos da alma, quando todos os ruídos se calam.

E essa sinfonia não começa após a morte - ela canta em plena vida terrestre, aqui e agora.

Morrer não é um fim nem um começo - é uma simples continuação da mesma vida de hoje, em uma das muitas moradas que há em casa do Pai celeste.

Quem ainda tem medo da morte não começou a viver realmente.

A sinfonia da vida é uma sinfonia eternamente inacabada."

(Huberto Rohden - De Alma para Alma - Ed. Martin Claret, São Paulo - p. 77/78) 


TOMEM REFÚGIO EM DEUS

"DEUS É A ÁRVORE dos desejos. Tudo que o homem pedir, Ele lhe concederá. Mas, tal é o jogo de maya, que o homem não quer encontrar o oceano de felicidade de Deus. Em vez disso, arrastado pelo turbilhão das coisas mundanas, ele se sufoca e pensa que é feliz. Finalmente, depara-se com os sofrimentos do mundo e sente que sua vida foi em vão. Vocês estão sentados sob a árvore dos desejos. Peçam para se tornarem divinos e serão divinos. Peçam para se tornarem brutos e brutos se tornarão.

No reino de maya existe vidya (o que conduz o homem a Deus) e avidya (o que o afasta de Deus). Vidya é discernimento espiritual e renúncia. Procurar refúgio em vidya é o mesmo que procurá-lo em Deus, enquanto avidya, feita de luxúria, ira, ambição, egoísmo, apego e inveja, arrasta o homem ao nível de um bruto. Se cultivarem o discernimento e a renúncia, avidya será destruída. Se se renderem a ela, Deus permanecerá afastado e o sofrimento será sua sina. Vidya e avidya coexistem e o homem tem o poder de escolher uma ou outra. Dependendo da natureza da escolha, sua vida será um êxito ou um fracasso e ele colherá os frutos dessa opção. 

Por que culpar Deus pelos sofrimentos? Dominado pelas paixões do momento, o homem nunca se detém para discernir, e o sofrimento que se segue acaba sendo criado por ele mesmo. Coloquem a mão no fogo e ela será queimada. Será culpa do fogo? Sri Ramakrishna costumava dizer: "O lampião ilumina todos. Sob sua luz uma pessoa pode ser as escrituras sagradas e outra falsificar um cheque. Será isso culpa do lampião?"

(Swami Prabhavananda e Swami Vijoyananda - O Eterno Companheiro - Ed. Vedanta, São Paulo - p. 279)


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

AMOR - PARTE III

"(§61) A superstição é outro grande mal e tem causado muitas e terríveis crueldades. O homem que é seu escravo menospreza outros que são mais sábios, tenta obrigá-los a agir como ele age. Pensa tu na horrível matança produzida pela superstição de que animais devem ser oferecidos em sacrifício, e pela ainda mais cruel superstição de que o homem necessita de carne para alimentar-se. Pensa nos maus tratos que a superstição destinou para as classes oprimidas em nossa bem amada Índia, e vê como esta má qualidade pode gerar desapiedada crueldade, mesmo entre aqueles que conhecem o dever da fraternidade. Muitos crimes os homens cometeram em nome do Deus de Amor, movidos por este pesadelo da superstição; cuida muito, pois, para que dela não reste em ti o menor vestígio.

(§62) Estes três grandes crimes tens de evitar, pois são fatais a todo progresso, porque pecam contra o Amor. Porém, não deves, deste modo, tão somente refrear o mal; mas tens de ser ativo na prática do bem. Deves estar tão pleno do intenso desejo de serviço, que estejas sempre vigilante para prestá-lo a todos em teu redor - não somente aos homens, mas ainda aos animais e às plantas. Deves prestá-lo em pequenas coisas, cada dia, para que o hábito possa ser formado, a fim de que não possas perder a rara oportunidade, quando a grande obra apresentar-se para ser feita. Pois, se anseias ser uno com Deus, não é por amor a ti próprio, mas para que possas ser um canal através do qual Seu amor possa fluir para chegar aos teus semelhantes.

(§63) Aquele que está na Senda não existe para si mesmo, mas para os outros; esqueceu a si próprio, a fim de poder servi-los. Ele é como uma pena na mão de Deus, através da qual Seu pensamento pode fluir e encontrar uma expressão aqui embaixo que, sem a pena, não poderia ter. É, ao mesmo tempo, como uma vívida pluma de fogo, irradiando sobre o mundo o Amor Divino que enche seu coração.

(§64) A sabedoria que te torna capaz de auxiliar, a vontade que dirige a sabedoria, o amor que inspira a vontade - estas são as tuas qualificações. Vontade, Sabedoria e Amor são os três aspectos do Logos; e tu, que desejas alistar-te para servi-Lo, deves expressar esses aspectos no mundo."

(Krishnamurt – Aos Pés do Mestre – Ed. Teosófica, Brasília)
www.editorateosofica.com.br/loja


DEUS - A ÚNICA REALIDADE


"O que é mau e o que é bom? São termos relativos. O que pode ser bom para uma pessoa pode ser ruim para outra, e o que pode ser maná para uma pode ser veneno para outra. (...) qualquer pensamento, palavra ou ação que afaste de Deus a mente do devoto, rebaixando sua consciência no sentido da inquietude, do desalento, da ira e do ciúme, está errado ou é ruim para esse devoto. Devemos fazer um esforço para viver de tal maneira que pensemos, falemos e façamos somente as coisas que são edificantes para nossa consciência.

É fácil revidar asperamente aos que nos falam com raiva, sentir-nos enciumados quando nos negligenciam ou ignoram, ou ficar embirrados quando sentimos que os outros não nos deram o que consideramos merecido. Entretanto, minha própria experiência tem mostrado que quando aprendemos a aceitar tudo como vindo da mão de Deus – quando sentimos, pela meditação profunda e a constante prática de Sua presença, que em todas as experiências de vida é somente com Deus que temos de lidar -, é possível evitar as armadilhas no caminho da Autorrealização.

Cada alma é feita à imagem de Deus. Suas qualidades de humildade, sabedoria, amor, alegria e bem aventurança já estão dentro de nós. Mas o “eu”, ou ego, faz-nos esquecer nossa verdadeira natureza. Percebemos isso, de novo, detendo-nos conscientemente em nossos atributos divinos inatos."

(Sri Daya Mata – Só o Amor – Self-Realization Fellowship - p. 89)


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

AMOR - PARTE II

"(§57) Não contente por ter feito todo este dano a si mesmo e à sua vítima, o maledicente tenta, com todas as suas forças, tornar outros homens cúmplices de seu crime. Ansiosamente lhes conta sua perversa história, com a esperança de que nela acreditem; e eles, então, unem-se a ele a enviar maus pensamentos ao pobre sofredor. E isso se repete dia após dia, e é feito não por um homem, mas por milhares. Começas a ver quão vil, quão terrível é este pecado? Tens de evitá-lo por completo. Nunca fales mal de ninguém; recusa ouvir quando alguém falar mal de outrem, porém dize gentilmente: "Talvez isto não seja verdade, e mesmo que seja, é mais amável não falarmos nisso."

(§58) Quanto à crueldade, pode ser de dois tipos: intencional e não intencional. A crueldade intencional consiste em causar dor propositalmente a outro ser vivo; e este é o maior de todos os pecados - obra mais própria de um demônio do que de um homem. Dirias que nenhum homem poderia fazer tal coisa; mas os homens a têm feito frequentemente, e ainda hoje a estão fazendo diariamente. Os inquisidores a fizeram; muitas pessoas religiosas fizeram-na em nome de sua religião. Os vivisseccionistas a fazem; muitos professores de escola a fazem habitualmente. Todas estas pessoas tentam desculpar a sua brutalidade dizendo que é o costume; mas um crime não deixa de ser crime porque muitos o cometem. O carma não leva em conta o costume; e o carma da crueldade é, de todos, o mais terrível. Na índia, pelo menos, não pode haver desculpa para tais costumes, pois o dever de não causar dor é bem conhecido de todos. O destino reservado aos cruéis terá de cair também sobre todos os que intencionalmente matam criaturas de Deus, chamando a isso de "esporte".

(§59) Sei que tu não farias coisas tais como estas; e pelo amor de Deus, quando a oportunidade se oferecer falarás claramente contra elas. Existe, porém, a crueldade no falar tanto quanto no agir; e um homem que diz uma palavra com a intenção de ferir a outrem é culpado deste crime. Isto tu também não farias; mas, às vezes, uma palavra descuidada causa tanta dor quanto uma maliciosa. Deves, pois, estar alerta contra a crueldade não intencional.

(§60) Ela procede, usualmente, da irreflexão. Um certo homem é tão cheio de cobiça e avareza que nunca pensa sequer quanto sofrimento causa a outros pagando-lhes muito pouco, ou por deixar meio famintos sua mulher e filhos. Outro pensa apenas em sua própria luxúria, pouco lhe importando quantas almas e corpos ele arruína para satisfazê-la. Um outro, ainda, somente para poupar-se uns poucos minutos de incômodo, não paga os seus empregados no dia apropriado, sem pensar nas dificuldades que lhes causa. Tanto sofrimento é causado meramente pela irreflexão - por esquecer-se de pensar como uma ação afetará os outros. Porém, o carma nunca esquece, e não leva em conta o fato de que os homens esquecem. Se desejas entrar na Senda, tens de pensar nas consequências do que fizeres, para que não sejas culpado de crueldade irrefletida. (...)"

(Krishnamurt – Aos Pés do Mestre – Ed. Teosófica, Brasília)