OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 8 de abril de 2025

REENCARNAÇÃO

"SE, ATRAVÉS DE UMA EXPERIÊNCIA qualquer, admitirmos a possibilidade de que a encarnação seja verdade, então começaremos imediatamente a ficar curiosos sobre a sua mecânica como ela funciona e por que ela funciona. Existem dúzias de sistemas para descrevê-la; todos têm a sua própria estrutura de crenças sobre para onde vamos e como chegamos lá. Algumas vezes eles se contradizem; Buda contou histórias sobre pessoas pecando e voltando como animais ou insetos, embora mestres como Meher Baba reivindiquem que cada encarnação é um passo à frente, uma progressão, e que nunca podemos regredir. Não há maneira de determinar o que é certo e o que é errado. Cada sistema é somente uma aproximação da verdade criada pela mente humana.

E, ao considerar uma sequência de nascimentos, não podemos assumir que a reencarnação acontece somente no plano terreno. No Gita, Krishna diz a Arjuna: 'Aqueles que rezam aos deuses, vão para os deuses.' Isto é, se você é devoto dos deuses, então depois de morrer, você irá para um loka celestial, um lugar celestial; é onde você irá reencarnar. Mas isso também será somente um outro plano de consciência. Você irá para lá, e ficará lá por um período de tempo - digamos quinhentos anos do ponto de vista terreno, embora indubitavelmente o tempo vá ter um significado bem diferente lá; então, depois de quinhentos anos, você compreenderá que o loka celestial é somente um lugar, e antes que você possa chegar ao não lugar* existe muito trabalho a ser feito - talvez um trabalho que pode ser feito somente no plano humano. E, então, talvez você mais uma vez assuma um nascimento humano para poder prosseguir.

Mas este é somente mais um modelo. São todos somente modelos, montados pelas mentes humanas para algo que está além do que a mente humana pode apreender. Não temos como saber como isso realmente funciona! Parece que damos voltas e mais voltas, porém a cada vez ficamos um pouco mais conscientes, até que finalmente atingimos o nível da conscientização yogue, e nos lembramos.

Contudo, 'finalmente' pode significar um tempo muito longo, quando falamos sobre reencarnação. Estamos falando sobre extensões de tempo vastas. Temos aqui uma bela imagem da literatura budista do sul que nos dá uma ideia do tipo de durações de tempo sobre as quais estamos nos referindo. Buda estava tentando descrever a extensão do tempo em que temos estado brincando nesse jogo das reencarnações. Ele disse: 'Imaginem uma montanha com um quilômetro e meio de largura, um quilômetro e meio de comprimento e um quilômetro e meio de altura. A cada cem anos um pássaro paira sobre ela com um lenço de seda no bico e o solta sobre a face da montanha. O tempo que o lenço de seda leva para descer a montanha é o que podemos chamar de 'kalpa', e temos praticado este jogo da reencarnação kalpa após kalpa ao longo de eras inumeráveis.'"

* não lugar: Estado em que, segundo as doutrinas comuns a todas escolas budistas, o individuo se desidentifica da manifestação cósmica, unindo-se ao Absoluto (o vazio budista). (N. do R.T.).

Ram Dass, Caminhos para Deus, Ensinamentos do Bhagavad Gita, Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 2007, p.66/67.
Imagem: Pinterest


Nenhum comentário:

Postar um comentário