"O estudo do oculto encara o Sistema Solar, em toda a sua vasta complexidade,
como a manifestação parcial de um grande Ser vivente, e todas as
suas partes como aspectos dessa manifestação. Muitos nomes Lhe têm sido
dados; em nossa literatura teosófica Ele foi descrito, muitas vezes, sob o título
gnóstico de Logos – o Verbo que no princípio estava com Deus e era Deus;
mas agora costumamos referir-nos a Ele como a Divindade Solar. Todos os
constituintes físicos do Sistema Solar – o Sol com sua magnífica coroa, todos
os planetas com seus satélites, seus oceanos, suas atmosferas e os vários éteres
que os envolvem – tudo isso, coletivamente, é o Seu corpo físico, a expressão
d’Ele no plano físico.
De modo idêntico, os mundos astrais coletivos – não somente os mundos
astrais pertencentes a cada planeta físico, mas também os planetas puramente
astrais de todas as cadeias do sistema (como, por exemplo, os planetas
B e F de nossa cadeia) – formam o seu corpo astral, e os mundos coletivos
do plano mental são o Seu corpo mental, o veículo por cujo intermédio Ele
se manifesta nesse nível particular. Cada átomo de cada mundo é um centro
através do qual Ele é consciente, e, portanto, não só é verdade que Deus é
onipresente, mas também que tudo que existe, existe em Deus.
Vemos, assim, que a antiga concepção panteísta se aproxima da verdade,
ainda que apenas em parte, pois toda a Natureza, em seus diversos planos,
não é senão a vestimenta daquele Ser, que existe fora e acima de tudo isso,
em uma vida que transcende a toda e qualquer definição, e da qual nada
podemos saber. Uma vida entre outros Regentes de outros Sistemas. Assim
como todas as nossas vidas estão literalmente dentro d’Ele e são, em verdade,
uma parte d’Ele, assim a Sua vida e a das Divindades Solares dos inumeráveis sistemas solares são parte de uma vida ainda maior, a da Divindade do
Universo visível. E se existe, nas profundezas do espaço, outros universos,
para nós invisíveis, todas as suas Divindades, por sua vez, devem fazer parte
igualmente da Grande Consciência Una, que inclui a totalidade."
(C.W. Leadbeater - O Lado Oculto das Coisas - Ed. Teosófica, Brasília - p. 42/43)
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