"'Todo grupo de religião que encontrei neste país [Estados Unidos] diz aos seus membros que eles não têm que trabalhar com vistas à salvação - 'para que nenhum homem se encha de orgulho', explicam eles, citando São Paulo.¹ A doutrina da salvação deles baseia-se inteiramente na crença; acredite assim como eles acreditam, e você será salvo pela graça de Deus. Muitos fazem da qualidade de membro de uma igreja uma condição a mais para a salvação, e a implicação disso é a de que, se algo mais precisa ser feito, a igreja fará isso por você.
'Entretanto, não disse Jesus aos seus discípulos: 'Por que me chamais a mim, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?'²
'Suponha que você quer riquezas. Será que você se sentará num quarto e esperará que Deus lhe dê essas riquezas só pelo fato de você acreditar nEle? Dificilmente! O que você fará é trabalhar duro para as conseguir. Por que, pois, esperar que a salvação venha até você naturalmente, só porque você acredita?
'E quanto àquela condição a mais para a salvação: ou seja, entrar para a igreja certa? A salvação é um problema pessoal que envolve a alma de cada pessoa e Deus. Individualmente, você precisa amar a Deus. A qualidade de membro de uma igreja talvez seja útil, se ela promove um relacionamento interior com Ele, mas só essa qualidade não é garantia de um relacionamento interior, e, decerto, não é o que a substitui.
'Se alguém lhe diz que o fato de ser membro de uma igreja fará com que você encontre Deus, pergunte a essa pessoa se a igreja dela pode comer em seu lugar: se ela não pode alimentar o seu corpo sem o seu próprio esforço no sentido de comar a comida, por que deveria você aceitar que ela alimentará a sua alma sem o seu esforço pessoal.
'É verdade que outros podem ajudar você no seu empenho. Também é verdade que lhe basta a graça de Deus para que você seja salvo; São Paulo estava totalmente certo no que disse. Não obstante, isso, o seu esforço sincero também deve estar presente. Sem um grande empenho de sua parte, você jamais conseguirá se salvar.'"
¹ 'Porque pela graça fostes salvos por meio da fé. Isso não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que nenhum homem se encha de orgulho.' (Efésios 2: 8,9)
² Lucas 6:46
(Paramhansa Yogananda - A Sabedoria de Yogananda, A Essência da Autorrealização - Ed. Pensamento, São Paulo, 2012 - p. 107/108)
Nenhum comentário:
Postar um comentário