"(...) 3. Karma Mútuo. Esse tem muitos tipos. Os amigos podem partilhar seus Karmas, especialmente se a amizade for verdadeira e profunda. Quando, e em que extensão, não podemos dizer. Sociedades, Fraternidades, etc., têm uma espécie de Karma comum. O mesmo se dá com Professores e Alunos. Em todos esses casos, os trabalhos da Lei não podem ser investigados e, em muitos casos, o Karma Mútuo existe em grau mínimo. Sua ação mais forte se faz no caso das mais profundas e verdadeiras amizades, e também no caso de um Guru, ou Mestre Espiritual, e seu Discípulo. O Guru partilha os sofrimentos do seu discípulo, e com todos os Mestres e seus Discípulos isso se dá por causa da união espiritual que existe entre eles. Pelo amor do nosso Mestre, seja de que grau ele for, nós nos devemos preparar para nos tornarmos dignos seguidores. No Caminho mais elevado somente 'quando o discípulo está preparado é que o mestre irá aparecer'. O discípulo partilha, novamente, em maior ou menor grau, os benefícios espirituais do Mestre e, irmão de uma ordem ou de uma sociedade unida, partilha os méritos e deméritos de cada qual.
4. Karma Nacional. Cada nação tem um caráter, um Karma, que é construído vagarosamente e, dos resultados dele não há como escapar, a não ser por um poderoso Karma de oposição. O futuro de cada nação se faz de acordo com as ações realizadas no passado, e a natureza da queda de uma nação está em concordância com o que a sua história passada decreta pela sua evolução moral e social, com toda a sua mistura de certo e errado.
5. Karma Racial. Cada Raça-raiz, Sub-raça e Raça-família tem um Caráter, ou Karma, e quando seus trabalhos terminam, ela dá lugar a uma nova raça. Há algumas raças que fornecem estudos kármicos muito interessantes, e podemos ver como a queda de cada raça esteve em concordância com seu caráter, especialmente com as características iniciais que ela expôs em seus começos. Os romanos e os judeus são excelentes assuntos para estudo. (...)
(Irmão Atisha - A Doutrina do Karma - Ed. Pensamento, São Paulo - p. 32/33)
Nenhum comentário:
Postar um comentário