"Dentro de um palácio de sete portões, vivia um rei a quem um homem pobre implorava uma audiência. O ministro do rei atendeu seu pedido e o conduziu à presença real através dos sete portões. Em cada um dos portões, havia um oficial de plantão ricamente vestido. A cada vez que passava por um deles, o homem pobre perguntava ao ministro se aquele era o rei. O ministro dizia sempre que não, até que passaram pelo sétimo portão. Finalmente, ali estava o rei em todo seu esplendor e beleza. O homem não fez mais nenhuma pergunta, pois reconheceu seu rei. Coisa semelhante acontece com o guru. Assim como o ministro do rei, ele conduz o discípulo através dos diferentes estágios do desenvolvimento espiritual até entregá-lo a Deus.
Saiba, porém, que não existe guru maior do que sua própria mente. Quando a mente tiver sido purificada pelas preces e pela contemplação, ela o conduzirá a partir de seu próprio interior. Até mesmo em seus deveres diários, seu guru interior irá guiá-lo e continuará a ajudá-lo até que sua meta seja alcançada. Sinta um intenso amor por Deus e a mente permanecerá tranquila e pura.
A maneira mais fácil de purificar e estabilizar a mente é retirar-se para um lugar solitário, controlar os desejos e praticar a contemplação e a meditação. Quanto mais ocupar sua mente com pensamentos sagrados, maior será seu desenvolvimento espiritual. Assim como uma vaca bem alimentada produz muito leite, assim também a mente nutrida com o alimento espiritual permanecerá imensamente tranquila. O alimento espiritual é constituído de meditação, preces, contemplação e japa.
Outro meio de estabilizar a mente é deixá-la vagar, mas manter um olhar firme sobre seu rumo. Depois de certo tempo, ela se cansa e volta a procurar a paz em Deus. Se você cuidar de sua mente, ela também cuidará de você. (...)"
(Swami Prabhavananda e Swami Vijoyananda - O Eterno Companheiro - Ed. Vedanta, São Paulo - p. 226/227)
Cuidar de nossa mente requer muito treino, no começo parece que nao vamos conseguir, depois vai ficando cada vez mais fácil...treinar olhando fixo pra um ponto da parede por exemplo e cada vez que fizer isso, ir pensando cada vez menos, até o dia que conseguir ficar sem pensar...traz realmente muita paz pra alma, e é nesse estágio somente que realmente conseguimos sentir Deus!
ResponderExcluirRealizar Deus é um caminho árduo e longo, no qual necessitamos ficar livres das influências dos nossos sentidos, dos apegos. Também entendo que o caminho para essa realização se inicia com o domínio da mente. Tarefa, ao meu ver, das mais difíceis, pois vivemos em um mundo de ilusões, que nos impedem de ver, na maioria das vezes, a Verdade. Compreensão das leis que regem a Natureza e muita determinação ajudam nessa conquista. Obrigado pela sua participação Olisséia. Fique a vontade para participar do blogue. Paz e Luz.
Excluir