Quem é capaz de compreender os misteriosos desígnios de Deus? (...) Na verdade, entender os caminhos sinuosos empregados por Deus para conduzir o homem até Ele é algo que transcende o poder da mente.
Algumas vezes o caminho é suave, em outras, espinhoso, em outras, ainda, assemelha-se a uma montanha intransponível. Mesmo assim, se o homem busca refúgio em Deus, esse caminho o conduzirá são e salvo até Ele. É maya que impede a mente e os sentidos de desejarem experimentar Deus. O homem que realizou Deus supera totalmente os encantos e a atração exercida por ela. Maya revela seus mistérios apenas para quem a transcendeu.
Por encontrar-se acorrentado a maya, enquanto gira pelo círculo de nascimento e morte, o homem não percebe a intensidade de seu sofrimento. Adormecido no torpor de maya, seu corpo declina dia a dia e ele esquece a sagrada missão para a qual nasceu. Uma vantagem especial do nascimento humano, sobre todas as outras formas de vida, é que somente o homem é capaz de realizar Deus. Por isso, esqueçam-se do corpo e dos confortos que ele exige; abandonem a ilusão de nascimento e morte. Livrem-se da paz ilusória de maya e encontrem a paz verdadeira - a eterna paz de Deus."
(Swami Prabhavananda e Swami Vijoyananda - O Eterno Companheiro - Ed. Vedanta, São Paulo - p. 228/229)
Nenhum comentário:
Postar um comentário