"Abençoados são os que possuem entendimento. É a maior necessidade no caminho espiritual e no caminho da vida, pois é o farol que ilumina a sua senda e leva ao êxito. Antes que possa alcançar o objetivo principal de sua vida, você precisa possuir esta faculdade tão importante. Portanto, nunca seja cego; nunca tenha falta de compreensão. É suicídio material e espiritual.
O entendimento deve ser a força a guiá-lo em todas as situações. Por piores que sejam os testes que você enfrenta, tente entendê-los. Deus nunca causa dano ou sofrimento a ninguém. Somos nós que, entendendo ou não entendendo, ajudamos ou atrapalhamos. Ore a Deus para que, não importa as experiências que tenha de viver, sempre as entenda. É a única coisa que o salvará. Quando minhas provas ficam muito grandes, busco primeiro, dentro de mim, o entendimento. Não culpo as circunstâncias nem tento corrigir os outros. Primeiro faço a introspecção. tento limpar a cidadela de minha alma, removendo qualquer coisa que possa obstruir a expressão onipotente e onisciente da alma. É o modo de viver com êxito.
Fugir dos problemas parece ser a solução mais fácil, mas você só aumenta a própria força se lutar contra um oponente forte. Quem não enfrenta dificuldades não cresce. Quando você tem entendimento, não tem receio de nada. Nele está a segurança.
Muitos e muitos testes tive que enfrentar na vida. Os mais difíceis são os que envolvem seres humanos, porque eles não entendem. Fui mal interpretado por pessoas que já amei, por pessoas a quem entreguei o coração. Mas isso nunca criou amargura em mim. Se a amargura surgir em seu coração por causa da falta de compreensão alheia, você perderá o entendimento. Não fique magoado quando alguém o interpretar mal. Em vez disso, dedique mais atenção a ajudar aquela pessoa. Se você conseguir manter neutros seus sentimentos por quem não o compreende, estará sempre pronto a ajudar qualquer um e todas as pessoas. Os que seguem o caminho da Self-Realization só devem nutrir sentimentos de boa vontade por todos."
(Paramahansa Yogananda - O Romance com Deus - Self-Realization Fellowship - p. 249/250)
Nenhum comentário:
Postar um comentário