"(...) Para tomarmos outro exemplo, aquela natureza
que pode ser chamada espiritual sempre tem presente em si o atributo de uma
sensibilidade extrema, uma inteligência que responde imediatamente ao mais leve
toque. Embora esta resposta pareça automática, ela surge de uma percepção da
verdade com relação ao que quer que a toque, portanto, esta resposta é
determinada por aquela verdade. É a resposta de uma natureza que é susceptível,
porém não influenciada. Ela não se entrega indistintamente a qualquer coisa e
nunca se deixa dominar; mas também não se diminui ou foge de qualquer coisa que
atravesse o seu caminho – que seria o oposto da ‘entrega’ – ela mantém a sua
liberdade e equilíbrio. (...)
Vemos diferenças em toda a parte na natureza. As diferenças
que existem na natureza das coisas no campo da matéria são refletidas no campo
da mente e das emoções e ali geram reações, enquanto ainda se encontram em um
estado de inconsciência. O Gitᾱ fala
da liberdade dessas reações que são prazeres e desprazeres, paixões, avidez,
ódio e inveja. Quando as reações cessam de existir, há um espírito de igualdade
no coração das pessoas, boa-vontade comum, preocupação e consideração em
relação a todos, o elevado e o usual, o simples e o erudito e assim por diante.
A natureza em que se manifesta esta mesma atitude é a natureza verdadeiramente
espiritual. (...)
Pode parecer paradoxal que um estado de liberdade
possa conter dentro de si o segredo da correção absoluta, bem como a perfeição.
Isto ocorre assim porque compreendemos a liberdade em um sentido que não é
liberdade real, uma condição que não está sujeita à atração ou repulsão. Nesta
condição, a ação está de acordo com uma lei inata que em um indivíduo é a lei
do seu ser. É uma lei que, entre os componentes daquele ser, sempre mantém um estado
de harmonia. O nosso conceito de perfeição também incorpora, de forma
consciente ou inconsciente, essa harmonia que é a manifestação de uma unidade
na diversidade."
(N. Sri Ram - Em
busca da Sabedoria – Ed. Teosófica, Brasília, 1991 - p.32/39)
Nenhum comentário:
Postar um comentário