"De acordo com as mais elevadas concepções da
filosofia hindu, o universo manifesto nada mais é que um produto da Ideação
Divina e os mundos individuais das almas são um resultado do impacto dessa
ideação Divina nas mentes individuais. Chama-se Mâyâ a ilusão que nos leva a considerar nosso mundo individual como
algo independente do Mundo divino. A maioria das pessoas que estudaram esta
doutrina julga que ela não passa de uma hipótese engenhosa adotada para
explicar algumas doutrinas transcendentais do hinduísmo, geralmente
consideradas como assunto de especulação filosófica. Tais pessoas não
compreendem que a ilusão está em tudo na vida humana e é nossa falta de
discriminação ou Aviveka, que mais
impede a sua percepção. Quando são bastante obstinadas, pensam que é absurdo
imaginar que estejamos vivendo num mundo de ilusões. Não é o mundo em torno de
nós constituído de objetos tangíveis? Não há leis definidas que determinam o
comportamento desses objetos? Não conquistou o homem a natureza até um certo
ponto e produziu todas essas invenções maravilhosas? Certamente é loucura
supor-se que todos este mundo em torno de nós forma a estrutura de uma Grande
Ilusão Imposta ao homem de dentro ou de fora.
Este argumento é, na verdade, um mito plausível e o
homem comum pode ser desculpado por aceitá-lo e continuar vivendo sua vida
preso à ilusão. Mas todo o argumento começa a fissurar-se e desintegrar-se
quando examinados fatos baseados em conhecimento científico e sondamos os
fenômenos da vida humana com inteligência e perspicácia. Podemos então ver,
pelo menos mentalmente, que estamos envolvidos de todos os lados por ilusões as
mais grosseiras embora não percebamos. Talvez não estejamos aptos a entender a
doutrina de Mâyâ, mas podemos, pelo
menos, compreender as ilusões mentais comuns e, se verificarmos que estamos
envolvidos nelas, o terreno estará preparado para pensarmos sobre a doutrina de
Mâyâ com mente aberta."
(I.K. Taimni - O
Homem, Deus e o Universo – Ed. Pensamento, São Paulo, 1989, pg. 184)
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