"(...) Para
o Budismo, o que obscurece e impede a perfeição da mente humana são os kleshas, os ‘obscurecimentos’ mentais
produzidos por emoções aflitivas, corrupções, distorções mentais, emoções
negativas e conceitos perturbadores. Pode-se definir os kleshas como fatores que produzem confusão psíquica e descontrole.
Esses fatores estão associados a hábitos reativos e emotivos complexos e são
considerados a raiz psíquica das enfermidades.
Segundo
a tradição existem milhares de kleshas,
mas todos eles podem ser condensados nos chamados ‘três venenos’: confusão,
apego e aversão, que são fruto da ignorância e do não percebimento da
realidade. Esses três venenos nascem da falsa noção do dualismo sujeito-objeto
e do conceito de um eu permanentemente separado do todo. Essa falsa noção é
vista como a ignorância fundamental, origem de todas as demais.
Quando
Buda ensinou as quatro Nobres Verdades, ele mostrou que a causa das moléstias é
a ignorância, que produz o desejo e o ódio. Todas as 84.000 corrupções
específicas descritas por Buda podem ser resumidas nos ‘três venenos’. O
remédio para esses venenos é o triplo adestramento que leva ao caminho do dharma. A moral cura o desejo, a cobiça
e a luxúria, e utiliza como meio de tratamento a meditação sobre a fealdade e a
repulsa do objeto de atração. A concentração cura a raiva, o ódio e a aversão,
utilizando a meditação regular sobre a compaixão. A sabedoria cura a ignorância
por meio da meditação sobre a interdependência de todas as coisas e de todos os
seres.
De
todas essas, o mais importante é desenvolver a sabedoria (prajna), capaz de atacar o veneno radical da ignorância, do qual
derivam todos os outros venenos. Por isso se afirma que a sabedoria é o remédio
final que cura todas as doenças e todas as dores. (...)"
(Marcio
Bontempo - O Budismo e a Medicina - Revista Sophia, Ano 7, nº 27, p. 11/12)
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