"O método do intelecto é o método natural comumente adotado e que, no entanto, não produz efeitos rápidos no alcanço do objetivo.
O desenvolvimento e o progresso intelectual têm sido naturais e portanto comuns a todas as criaturas racionais. É a nossa compreensão autoconsciente que nos diferencia dos animais inferiores, os quais são conscientes porém não autoconscientes.
Nas etapas e processos da evolução, vemos que essa consciência gradualmente se converte em autoconsciência - a autoconsciência surge a partir da consciência animal. A consciência procura gradualmente libertar-se e conhecer-se por si mesma; desse modo, ela se converte em autoconsciência. Tal mudança se deve a uma necessidade evolutiva. O Eu espiritual, identificado com vários graus e espécies de estados corporais e mentais, tenta de maneira gradativa e natural retornar a si próprio por si mesmo.
O desenvolvimento do processo do pensamento consciente é um dos métodos que o Eu espiritual adota para colocar-se acima das limitações do corpo e da mente. O esforço que o Eu espiritual faz, por meio do processo do pensamento, para retornar a si próprio - à sua condição perdida - é um fenômeno natural. É o processo seguido pelo mundo.
O Espírito Universal se expressa em graus diferentes de desenvolvimento, desde o mais baixo até o mais elevado. Na pedra e no torrão de terra não há vida ou consciência como podemos concebê-la. Nas árvores há um crescimento vegetativo, uma aproximação da vida. Contudo, não existe aí qualquer manifestação desembaraçada de vida e nenhum processo de pensamento consciente. Nos aminais existe vida e também consciência de vida. No homem - o ponto culminante - há vida, consciência de vida e também consciência do Eu (Autoconsciência). (...)"
(Paramahansa Yogananda - A Ciência da Religião - Self-Realization Fellowship - p. 61/62)
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