OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 6 de outubro de 2013

A NATUREZA INFINITA DE DEUS

"As escrituras hindus afirmam que Deus está além da compreensão da mente e do intelecto. Apesar de serem poderosos, o alcance deles é insuficiente para abranger a totalidade de Deus. Assim, a mente humana é incapaz de chegar a uma concepção real de Deus. (...)

Quando se olha para o Sol, a milhões de quilômetros de distância no céu, aquela enorme estrela parece muitíssimo menor que a Terra. Contudo, o diâmetro da Terra é de aproximadamente 12.700 quilômetros; o do Sol é mais de cem vezes maior. Se fosse possível colocar nosso planete ao lado do Sol, a Terra pareceria, comparativamente, um pequeno ponto. Suponhamos que o imenso globo solar esteja se expandindo, tornando-se cada vez maior, até que sua massa ocupe inteiramente a vasta extensão azul do firmamento. O espaço assim ocupado não passa, entretanto, de um partícula, um simples ponto do espaço que se estende para além dos inumeráveis universos, até o infinito. Mesmo que o Sol continuasse a expandir-se interminavelmente, ainda assim não comportaria a extensão do infinito. A ilusão cósmica da finitude impede a mente de conceber semelhante vastidão. Onde estão seus limites? Como surgiu esse vácuo sem fim? O Imensurável Sem Origem é Deus. Onipresente nos mais longínquos recantos do espaço. Ele está nas estrelas distantes, em você e em mim, sempre consciente de todos os lugares em que está.

Deus não é mente - Ele a criou e está além dela. Do contrário, poderíamos concebê-Lo racionalmente. Podemos acertadamente denominá-Lo Consciência Divina, Alegria Divina, Existência Divina; mente nunca.

Embora a mente seja incapaz de englobar a Onipresença, ela pode entretanto sentir Deus. Sentir Sua presença e medi-la são duas experiências diferentes. A onda não consegue medir o tamanho do oceano, mas há um ponto de contato entre ambos. Assim, onde o Infinito torna-se finito existe um ponto de contato: a mente superconsciente. Essa mente pode sentir Deus. Quando expandimos a mente comum, a ponto de entrar na mente superconsciente, somos capazes de sentir a presença de Deus." 

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem - Self-Realization Fellowship - p. 22/23)


Nenhum comentário:

Postar um comentário