"A alegria sempre nova de Deus, intrínseca à alma, é indestrutível. Assim, também, sua manifestação na mente nunca poderá ser destruída se a pessoa souber como se prender a alegria e se não mudar deliberadamente sua atitude mental, tornado-se triste ao alimentar um humor caprichoso.
Você é uma imagem de Deus. Deveria comportar-se como um deus. Mas o que acontece? Logo de manhã cedo, perde a calma e reclama: 'Meu café está frio!' Que importa? Por que se alterar por uma coisa tão pequena? Cultive a equanimidade mental, permanecendo absolutamente calmo, livre de toda ira. Isso é o que você quer. Não deixa nada nem ninguém tirá-lo do sério. Nisso consiste a sua paz. Não permita que nada a usurpe de você. Ressuscite da mesquinhez da vida, das coisas sem importância que o perturbam.
Ninguém gosta de infelicidade. Por que não se analisar da próxima vez que estiver de mau humor? Você verá como está, total e deliberadamente, fazendo-se infeliz. E enquanto você faz isso os demais à sua volta sentem o desprazer do seu estado mental. (...) Você precisa remover o mau humor do seu estado mental.
Sempre pense em sua mente como um jardim e mantenha-a bela e perfumada com pensamentos divinos. Não deixe que se torne uma poça de lama empestada de odiosos humores. Se você cultivar as flores celestiais perfumadas de paz e de amor, a abelha da Consciência Crística virá furtivamente ao seu jardim. Assim como as abelhas procuram apenas as flores que o mel torna doces, Deus só vem quando a sua vida é adoçada pelo mel de seus pensamentos. Cada tipo de humor tem uma causa específica, e ela está dentro de sua própria mente.
A introspecção deve ser uma prática diária, para que a pessoa compreenda a natureza de seus humores e aprenda a corrigi-los, se forem nocivos. Talvez você se encontre num estado mental de indiferença. Não importa o que seja sugerido, você não se interessa. É necessário, então, fazer um esforço consciente para criar algum interesse positivo. Cuidado com a indiferença, que fossiliza seu progresso na vida, paralisando a sua força de vontade. (...)"
(Paramahansa Yogananda - Onde Existe Luz - Self-Realization Fellowship - p. 120/122)
Nenhum comentário:
Postar um comentário