"Temos sido muito ingênuos em nossa
busca espiritual, e em vez de cultivar e investigar a mente temos mantido crenças,
confundindo crença com religião e crescimento espiritual. É por isso que a
ciência antagoniza com a religião na sociedade, mas será a crença
verdadeiramente uma religião? Não foi assim que começou. Jesus Cristo não se
tornou Cristo através de uma igreja ou de uma crença, mas através de sua
própria compreensão e de sua própria investigação. Buda atingiu a iluminação, a
compreensão, através de sua própria meditação, de sua própria investigação.
Devemos compreender isso e corrigir a situação em nosso sistema educacional. Se
assim não fizermos, o risco é nosso. Em educação certamente é melhor não
produzir uma mente conformista, que obedeça, que aceite e aprenda por imitação,
mas produzir uma mente investigativa, questionadora, desejosa de mudanças, que
esteja tentando descobrir. Atualmente as crianças árabes aprendem de pais
árabes e herdam seus preconceitos, e crianças judias crescem sob a imagem de
seus pais e herdam os preconceitos dos judeus e o mesmo se dá com hindus,
muçulmanos e cristãos. (...)
Como
irá mudar a condição do mundo, a não ser que os jovens sejam encorajados a
questionar esse tipo de coisa, e se lhes diga que não tem que ser como seus
pais? Mas somos tão orgulhosos do que chamamos nossa cultura, que questioná-la
é considerado heresia. E assim nada muda, o mundo continua com essas divisões,
cada um sentindo que sua cultura é superior, sua religião é superior, seus
profetas foram os verdadeiros salvadores, odiando o outro grupo; e o outro
grupo pensa de modo semelhante exatamente pelas mesmas razões. E assim em nome
da religião tem havido mais morte, mais tortura, mais guerras, sendo tudo isso
a própria antítese da religião ou busca espiritual. Se aconteceu que adquirimos
um poder enorme, mas não o usamos com sabedoria, então devemos compreender que
não deve ser assim, e começar a corrigir isso agora. Devemos ser
suficientemente inteligentes para usar esse poder de modo correto."
(P. Krishna - Educação, Ciência e
Espiritualidade - Ed. Teosófica, Brasília - p. 27/29)
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