"A Sarva Yoga, um sistema formado pela sinergia de todos os sistemas, é a opção mais sábia para os que desejam investir suas vidas na conquista do Eterno Onipresente. Um indivíduo de temperamento artístico, sendo mais sensível e sentimental, naturalmente se sentirá mais atraído pela Bhakti Yoga, que o ajudará a reeducar sentimentos e emoções. Um desses tensos, agitados e produtivos executivos, provavelmente se sentirá mais à vontade praticando Karma Yoga e Hatha Yoga. Para um cientista ou intelectual pesquisador, provavelmente lhe será mais fácil o caminho da Jnana. Na prática do Sarva Yoga, cada um deverá aderir ao sadhana que lhe seja mais adequado, não negligenciando porém a prática concomitante dos demais.
Convém-nos sempre adequar aquilo de que precisamos, ou que pretendemos, com aquilo que podemos. Isto me induziu compreender a existência de dois principais sistemas de Yoga: (a) a Yoga para quem precisa; e (b) a Yoga para quem pode ou merece. Obviamente é prudente começar pelo primeiro, tomando-o como um degrau, mas sem perder de vista, nem por um instante; o segundo, escolhido como objetivo mais alto e essencial a ser alcançado em hora oportuna do futuro. Um estressado executivo, por exemplo, "precisa" de harmonia, serenidade, relax, saúde, lucidez; "precisa" libertar-se da dependência aos medicamentos, mas também vencer o distresse, isto é, seus infernais sintomas neuróticos. Neste caso, o mais urgente será a prática de Yogaterapia (Hatha Yoga e Yoga para Nervosos). Este é o Yoga de que ele "precisa". Passado algum tempo, já suficientemente sadio e motivado, começa a "poder" iniciar-sem em Raja e Jnana Yoga, sem largar as práticas yogaterápicas. Por seu temperamento (gunas) e suas predisposições kármicas (vasanas e samskaras), lhe fará bem praticar Karma Yoga.
A Bhakti Yoga, conforme vimos, é o sistema acessível a qualquer pessoa, sendo por isto o indicado pelos Mestres e pelas escrituras para a Kali Yuga. Dentre suas técnicas, a namasmarana (repetição do Santo Nome de Deus), sendo agradável e fácil e principalmente tendo ilimitado poder divinizante, é um abençoado sadhana para quem "precisa". Qualquer pessoa pode repetir o Nome do Senhor. Que o faça regularmente e constatará excelente resultado. (...)"
(José Hermógenes - Iniciação do Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 140/141)
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