"Se quiser mudar a si mesmo, você primeiro terá que compreender intelectualmente certos pontos importantes e depois começar a absorvê-los profundamente em sua alma. Suponha que queira desenvolver a devoção. Escreva essa palavra num pedaço de papel, ou copie algum pensamento que desperte devoção em você, e pregue-o em sua porta ou em algum lugar visível, onde o veja com frequência. Toda vez que olhar para esse lembrete, procure não só entender intelectualmente o conceito de devoção, mas também sentir o que ela significa. Pondere sobre ela, deixando que influencie você com fervor urgente. O Mestre dizia: "Você tem que agitar o éter com seu amor por Deus, com seu anseio por Ele". Converse com Deus, sentindo que está agitando o éter com sua oração.
Por exemplo, acabamos de cantar um dos cânticos de Guruji: "A porta do meu coração". Quando termino de cantar alto, para mim não é o fim. Deve-se prosseguir do canto em voz alta para o canto sussurrado e depois para o canto mental. Quando termino um cântico, minha atenção não para aí, de repente. Eu me aprofundo cada vez mais no pensamento que estive cantando: "Vem a mim, vem a mim, Senhor! Vem ao menos uma vez." Meu coração clama. Minha mente se interioriza e, como Guruji recomendou, "agito o éter" com esse pensamento. Em outras palavras, um cântico deve ser repetido inúmeras vezes, com sentimento sempre crescente, a fim de que o significado das palavras que você está repetindo transforme-se numa parte de sua consciência. E você só conseguirá fazer isso se sua atenção estiver cem por cento no que estiver fazendo. Se sua atenção estiver noventa e nove por cento em Deus, mas estiver pensando um pouco nas pessoas à sua volta, ou nutrindo um pensamento errante sobre seu trabalho, você não poderá ter êxito em atrair a resposta divina.
Guruji nos dizia: "Deus não virá a você se não oferecer a Ele cem por cento de sua atenção". Se pensa que pode progredir só por sentar-se e praticar Kriya enquanto a mente corre de lá para cá, você se engana. Há algumas pessoas que pensam: "hoje pratiquei cem Kriyas: devo estar avançando rapidamente... esta semana pratiquei mil Kriyas: devo estar bem desenvolvido espiritualmente." Tolice! Esse devoto não tem a atitude correta. Ele é como a tia de Guruji: durante quarenta anos diariamente, ela fazia as suas orações com o rosário, mas a mente estava sempre em outro lugar. Não admira que, por fim, ela tenha se queixado de que não estava obtendo resposta! Você precisa empenhar-se para alcançar Deus nesta vida. Você pode ter êxito nessa aspiração; mas não sem o adequado grau de esforço."
(Sri Daya Mata - Só o Amor - Self-Realization Fellowship - p. 37/38)
Nenhum comentário:
Postar um comentário