" (...) Segundo Budha, Kapila, Sankaracharya, Patanjali e outros sábios, a vida humana é marcada pela dor (em sânscrito, dukha; na terminologia grega, pathos). Todas as formas de Yoga se propõem a debelar a dor, não à guisa de analgésico, mas eliminando-a em definitivo porque atuam corretivamente sobre as causas primeiras. No clássia Hatha Yoga Pradipika lê-se:
A Hatha Yoga é um mosteiro para aqueles que padecem as três dores. (I-10)
De acordo com a filosofia Samkhya, conforme a causa, os sofrimentos humanos são de tríplice natureza
(a) adhyatmika - gerados por causas intrínsecas, tais como desordem no corpo-mente; os distúrbios psicossomáticos;
(b) adhydaivika - produzidos por fatores sobrenaturais, como obsessões, magia negra e desastres telúricos, como terremotos, maremotos, inundações;
(c) adhybautika - gerados por causas extrínsecas, como por exemplo acidentes, armas, objetos, outros homens, animais predadores, germes e vírus etc.
Como se vê, Hatha Yoga pretende ser uma panaceia, um remédio universal. E é. Posso afirmar. Eu o constatei a partir de uma experiência prolongada e austera, ensinando-a, através de livros e aulas práticas, ao longo de mais de trinta anos, a milhares e milhares de pessoas, no Brasil e no exterior, na maioria idosas e enfermas. No livro Saúde Plena: Yogaterapia, com o qual comemorei três décadas de trabalho com o método, em termos da ciência contemporânea e da imortal sabedoria da Índia, procuro explicações para a espantosa eficiência terapêutica que os fatos acumulados evidenciam. O método por mim criado há mais de três décadas e, sempre o mesmo, posto em experiência, conseguiu restaurar e manter a saúde e a paz em dezenas de milhares de pessoas, a maioria das quais de "terceira idade", é apenas uma adaptação da Hatha Yoga clássica. Mas, uma adaptação criteriosa, ajustada à nossa cultura e às características da era em que estamos vivendo, pois que, conforme tantos Mestres e tantas escrituras advertiram, a prática ortodoxa de Raja, Hatha, Laya, Kundalini e Jnana Yoga é desaconselhada para esta nossa época (kali yuga).
A Hatha Yoga ensinada em escrituras como Gheranda Samhita e Hatha Yoga Pradipika nos é estranha e mesmo inaceitável. Muitas de suas técnicas são tremendamente extravagantes e arriscadas se praticadas sem a ajuda de um santo e sábio guru, hoje muito raro até mesmo na Índia. A adaptação será inteligente se levar em conta os sábios princípios fundamentais da tradicional Hatha Yoga, praticando-a dentro do contexto de Sarva Yoga*, tão a nosso alcance e tão eficiente para agir terapêutica e corretivamente sobre as dimensões e diferentes níveis existenciais que tecem a trama da imensa totalidade do ser humano, como um sistema holístico. (...)"
* Sarva quer dizer global, holístico. A Sarva Yoga é uma forma de prática integrada, portanto sinérgica, pois aproveita as virtudes de todos os sistemas (Bhakti, Raja, Karma, Laya, Mantra Yogas).
(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 57/59)
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