"O corpo é, realmente, nada mais que uma capa sobre a alma. Se o casaco de uma pessoa fica ruço e rasgado, ela normalmente não se aflige com isso, mas o conserta ou troca por outro. Nunca permita que a consciência se identifique com o agasalho corporal que a alma está usando temporariamente.
Pessoas que não compreendem os caminhos de Deus muitas vezes tem a noção de que a perfeição espiritual significa também a perfeição do corpo - que o corpo de uma pessoa que está em sintonia com Deus não estará sujeito a doença física. Tolice! Uma pessoa que persiste nessa ideia está ela mesma apegada à forma física; o corpo é demasiado importante para ela. Não estou dizendo que não se deva dar ao corpo um cuidado razoável. Sri Yukteswar dizia: "Por que não atira um osso ao cão?" Dê ao corpo o que ele necessita, e depois esqueça-o. E Cristo disse: "Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo vosso corpo, sobre o que vestireis. (...) Vosso Pai sabe que haveis mister delas."
A questão é que nenhum homem mortal terá permissão de viver em sua forma física eternamente, não importa o quanto ele cuide bem do corpo. Assim, por que concentrar tanta atenção em algo temporal? Preocupa-se com o cuidado do corpo, ou dar-lhe primazia a ponto de excluir o sustento da alma, é um erro espiritual. Deus permite que a doença e as imperfeições visitem o corpo para nos despertar - pelo sofrimento, se for necessário - para o entendimento de que, como Seus filhos, não somos este corpo mortal e que este mundo não é nosso lar. Somos alma imortal, e nosso lar está em Deus.
Ao ressaltar a virtude da entrega, não convém ignorar o lugar e o valor da oração e da afirmação. A entrega ideal demonstrada por Paramahansa Yogananda seria de fato uma elevada aspiração para a pessoa comum, porque junto se baseia na perfeita compreensão espiritual da vontade divina e na sintonia com ela. Esse devoto sabe quando e como suportar os problemas e quando conformar-se em sofrê-los."
(Sri Daya Mata - Só o Amor - Self-Realization Fellowship - p. 104/105)
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