"Existem duas classes de homens. Os da primeira classe despertam para a vida espiritual assim que chegam à presença de homens santos. Ouvem seus ensinamentos, reconhecem a transitoriedade do mundo, mostram-se ansiosos para encontrar Deus e descobrir os mistérios da vida e da morte. Sem demora, dedicam-se à prática das disciplinas espirituais. Homens assim certamente alcançarão a iluminação.
Existem, porém, homens de outra classe. Embora lhes sejam apresentados os mais elevados ideais espirituais, eles não reagem a isso. Acreditam que viverão para sempre e que o mundo não pode girar sem sua presença. Imaginam que é pura tolice desistir dos prazeres do mundo em nome de algo desconhecido. Em consequência disso, permanecem enredados nas sombras.
Existe o caminho do bem e o caminho prazeroso: um conduz à paz eterna; o outro ao sofrimento. Por isso, prefiram a trilha do bem. O tempo não espera por ninguém. Escolham seu caminho agora mesmo! Não percam mais um momento sequer! Tentem moldar suas mentes de tal forma que nelas não exista outro pensamento exceto Deus. Orem sinceramente a Deus, com todo o coração e alma: "Ó Senhor, conceda-me a capacidade de compreender. Liberte-me de todo sentimento de ego, ensine-me a submeter-me à Sua vontade. Faça de mim um filho Seu." (...)
Infeliz de verdade é aquele que, tendo recebido sua graça, não consegue reconhecê-la. Não deixem de desfrutar da suprema felicidade. Resolvam os mistérios da vida e da morte e transformem-se nos eternos companheiros de Deus. (...) Façam um pequeno esforço e icem as velas da devoção. A brisa espiritual que sopra eternamente os conduzirá à meta. Não olhem para trás. Sigam sempre em frente. Tornem suas vidas abençoadas com a visão de Deus."
(Swami Prabhavananda e Swami Vijoyananda - O Eterno Companheiro - Ed. Vedanta, São Paulo - p. 280/281)
Nenhum comentário:
Postar um comentário